Cobradas medidas para evitar acidentes no sistema Anchieta-Imigrantes


14/10/2005 16:27

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) quer que o governo do Estado exija da Ecovias medidas mais eficazes para evitar acidentes no sistema Anchieta-Imigrantes, em razão da ocorrência de neblina. Para a parlamentar, o engavetamento ocorrido no dia 7/10, com saldo de três mortes e pelo menos seis feridos, foi a gota d´água. "A situação é insustentável e é preciso por um fim à omissão", afirma.

O nevoeiro é a principal causa de aumento de até 30% no número de acidentes, nas épocas de maior incidência do fenômeno climático. A deputada defende que o governo do Estado, por meio da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), seja enérgico com a Ecovias. "Qual a responsabilidade da concessionária nesse engavetamento com mortes?", questiona, acrescentando que a elaboração e a implantação de planos, bem com o esquemas operacionais para situações de emergência estão previstas no edital de licitação da Rodovia Anchieta-Imigrantes.

"O edital é claro quando especifica os serviços delegados de competência exclusiva da concessionária", ressalta Maria Lúcia. Entre outras medidas, a deputada afirma que a instalação de postes de iluminação na Interligação do Planalto não pode mais ser adiada. "O que temos hoje são algumas placas de alerta e a sinalização do tipo olho-de-gato. Outras providências são necessárias. A eficiência tem que ir bem além de cobrar o mais caro pedágio do país", enfatiza Maria Lúcia.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp