Assembléia Legislativa promove curso de Formação Política

Dirigido principalmente aos funcionários do Parlamento paulista, o programa também oferece vagas ao público em geral
18/08/2005 12:06

Compartilhar:


Da assessoria do ILP

Com mais de 300 pedidos de inscrição, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembléia Legislativa, vai realizar, a partir de 22/8, a sétima edição do seu Curso de Formação Política. Segundo o coordenador do programa, Humberto Dantas, o curso é básico e dirigido preferencialmente aos funcionários da Assembléia, mas haverá vagas também para o público externo. "O único requisito indispensável é que o candidato a uma vaga já tenha completado o segundo grau", informa Dantas.

Com 12 aulas, o curso de formação política deverá se estender até 11 de novembro e será ministrado por doutorandos de ciências políticas da USP. As aulas serão realizadas sempre às segundas-feiras, das 19 às 21h, no auditório Teotônio Vilela. O objetivo principal do curso é desenvolver discussões teóricas, históricas e aplicadas para a formação de multiplicadores.

De acordo com o diretor-presidente do ILP, Celso Matsuda, o programa é parte do esforço do Legislativo paulista para aperfeiçoar e capacitar seu corpo de funcionários e criar uma ponte entre o parlamento e as demandas e carências dos cidadãos. "O capital cultural é o recurso mais valioso e estratégico na vida das instituições", afirma Matsuda. "É justamente neste aspecto que o ILP pode dar sua principal contribuição à Assembléia e à sociedade como um todo".

Incentivada pela grande procura por inscrições, a diretoria do ILP está estudando a formulação de um novo curso, voltado para a especificidade do Poder Legislativo, que seja um produto exclusivo da Assembléia Legislativa.

Programação

Aula 1- A importância da conscientização política e a democracia

Aula 2 - Divisão dos poderes: freios e contrapesos

Aula 3 - Presidencialismo e parlamentarismo

Aula 4 - Uma introdução ao federalismo e o caso brasileiro

Aula 5 - A Participação Política no Brasil

Aula 6 - Partidos políticos no Brasil

Aula 7 - Uma introdução aos sistemas eleitorais e o caso brasileiro

Aula 8 - A reforma política no Brasil

Aula 9 - Pesquisas políticas e eleitorais

Aula 10 - Mídia, Marketing e política

Aula 11 - Democracia e Desenvolvimento Econômico

Aula 12 - Política internacional: da Segunda Guerra à globalização

instituto@al.sp.gov.br

alesp