Bancada petista obstrui votação de projeto que prevê a capitalização da Cesp


06/04/2005 17:27

Compartilhar:


A ação da bancada do PT na Assembléia para impedir que a base de sustentação do governador Geraldo Alckmin consiga aprovar o Projeto de Lei 2/2005, do Executivo, que prevê a capitalização da Cesp, obteve vitória durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5/4. A bancada petista, liderada por Renato Simões, obstruiu novamente a votação da proposta de inversão da ordem do dia, impedindo, assim, a discussão do projeto.

Faltam quatro horas para completar as 12 horas de discussão previstas no Regimento Interno para que o projeto possa ser votado em plenário. Porém a ação petista não foi a única responsável pela falta de quorum para deliberar sobre a alteração da pauta. Segundo Simões, "muitos governistas não compareceram à sessão, colaborando para que o PT obtivesse resultado favorável."

O líder do PT explicou que "ao manter como item primeiro da pauta de votação o projeto do governo que institui a cobrança pelo uso da água, a bancada petista torna visível mais uma fragilidade dos governistas: a falta de acordo no ninho tucano para a votação dessa iniciativa." Para Simões, o ponto de desacordo entre os deputados da situação é o destino dos recursos que serão arrecadados com a instituição da cobrança pela água: "o texto determina que a verba fique com os comitês de Bacia, pretensão apoiada pelos deputados do PT, mas o governo quer que o dinheiro fique em suas mãos. Por isso, apesar de autor do projeto, o governo não tem sua aprovação como prioridade, o que fica visível com o tempo gasto para debater a proposta."

Simões acrescentou que "o projeto da água já foi discutido por 22 horas, quando o prazo regimental para encerramento da discussão é de 12. O PSDB encontra dificuldades até para escalar deputados e dar continuidade ao debate, uma vez que a maioria dos parlamentares já ocupou a tribuna para discutir o assunto. O PT é favorável e vem defendendo sua apreciação imediata, concluiu."

alesp