Hino Nacional somente na abertura e nas finais dos campeonatos


29/09/2008 15:57

Compartilhar:


Segundo a Federação Paulista de Futebol, a repetição constante do Hino Nacional brasileiro em todos os jogos tem causado menosprezo a esse importante símbolo nacional. Constata-se que, em muitas partidas, durante a execução do hino, há jogadores fazendo aquecimento, jornalistas entrevistando os atletas, dentre outros casos. Para evitar essa depreciação, o deputado Fernando Capez (PSDB) apresentou, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Projeto de Lei 610/2008, que determina a execução do Hino Nacional somente nas aberturas e nas finais dos campeonatos de futebol profissional realizados no Estado.

A Lei Estadual 10.876/2001 dispõe que a execução do Hino Nacional brasileiro deve ocorrer em todos os eventos esportivos do Estado. Se o projeto for aprovado, isso não acontecerá mais.

Capez destaca que a apresentação do projeto não pretende acabar com a execução do hino, ao contrário, busca-se compatibilizá-la com a dinâmica dos campeonatos profissionais, mantendo-se esse importante instrumento cívico. "Em um campeonato, a execução do hino no instante da abertura e do encerramento possibilitará que o ato seja cercado de muito mais solenidade. Com isso, visa-se elevar a importância do ato e resguardar a solenidade dele, destinando-o para momentos especiais, evitando-se a sua vulgarização. Uma homenagem feita todos os dias perde a força, mas, se ocorrer em ocasiões específicas, ganha força e destaque", explicou o autor do projeto.

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Pólo Del Nero, encaminhou e-mail de agradecimento ao deputado Capez, no qual afirma: "As ações rápidas e positivas fazem parte da vida do Dr. Fernando Capez, que, além de sua agenda cheia, gosta do futebol e tem tempo para ele".



fcapez@al.sp.gov.br

alesp