Eventos da Semana do Meio Ambiente


13/12/2010 20:22

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa realiza, nos dias 14, 15 e 16/12, a 1º Semana do Meio Ambiente, que contará ainda com palestras, filme, oficinas, apresentação musical e desfile de moda sustentável. Todas as atividades estão abertas ao público e são gratuitas.

No encerramento da 1º Semana do Meio Ambiente, dia 16/12, às 18h30, deve ocorrer a assinatura de um termo de cooperação com a prefeitura de São Paulo para implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no âmbito do Parlamento paulista, com a presença da Mesa Diretora e do Secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Eduardo Jorge Martins Sobrinho.



Palestras e oficinas



Haverá uma palestra, no dia 14/12, às 15h, no Instituto do Legislativo Paulista, de Thaís Horta, da prefeitura de São Paulo. Ela irá falar sobre a A3P, um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do governo.

Também no dia 14/12, às 16h, Marta Rocha, do Atitude Brasil, falará sobre o projeto Limpa Brasil que pretende criar uma consciência ambiental para que as cidades brasileiras possam ser limpas nos próximos 12 meses. A inspiração é o movimento Let"s Do It que, em 2008, na Estônia, limpou o país em apenas um dia. O projeto Limpa Brasil " Let´s Do It, que pretende limpar as ruas das principais capitais do país a partir de março de 2011.

No dia 15/12, às 18h30, o engenheiro civil Gui Castanha, do escritório Design Ecológico, fará a palestra Inovações Práticas para a Gestão Sustentável da Água: do Quintal de Casa à A3P " Agenda Ambiental Pública. O foco será a busca para que a água da chuva seja incorporada nos espaços urbanos sem causar inundações ou problemas de saúde pública, para melhoria das condições ambientais da cidade.

Estão programadas na Semana do Meio Ambiente diversas oficinas práticas, também abertas ao público. Para participar, o interessado deverá fazer sua inscrição pelo e-mail gentequefaz@al.sp.gov.br.

No dia 15/12 a partir das 14h, coordenada pela terapeuta corporal Rosangela Rosa, acontecerá a oficina Cuidando da Ecologia Integral, dividida em duas partes: Vivência: Paz Ciência e Exercícios das Nove Dobras " Tai Chi Pai Lin. No mesmo dia, às 15h, Renata Amaral, do Recicla-USP, irá realizar uma oficina de compostagem, falando sobre como fazer modelos de composteira.

Cátia Barroso e Roberta Thomaz, da Kryia Design, no dia 16/12, às 14h30, irão demonstrar conceitos como consumo consciente, pegada ecológica, sustentabilidade e reciclagem de materiais destinados ao lixo.

Às 16h30 do dia 16/12, a agente ambiental Giorgia Andrea coordenará a oficina sobre ervas e temperos cultivados em casa, que abordará os temas técnicas de drenagem, adubação e preparo; ferramentas recicladas para a jardinagem; e noções de adubo orgânico/minhocário doméstico.

alesp