Bancada do PT manifesta apoio à ministra da Cultura


10/05/2011 14:11

Compartilhar:


"Por mérito próprio, capacidade e, principalmente, por representar o projeto político que tem na cultura um dos pilares da construção da cidadania é que manifestamos total apoio à nossa ministra da Cultura, Ana de Hollanda". Esta foi a saudação do presidente do Diretório Estadual do PT, deputado Edinho Silva, na abertura do encontro da ministra com a bancada dos deputados estaduais, deputados federais, prefeitos, vereadores e secretários de Cultura, ocorrida nesta segunda-feira, 9/5, na capital paulista.

O líder da bancada, deputado Enio Tatto, destacou a importância do encontro com a ministra, que faz parte da agenda de aproximação e parceria de deputados de São Paulo com os ministros do governo de Dilma Rousseff.

Na mesma sintonia, o deputado federal Vicente Cândido ressaltou o simbolismo expressado pela ministra na direção da construção do projeto cultural do PT, como instrumento da constituição da cidadania. "Nós precisamos construir fóruns de entrosamento, reforçar as agências regionais do Funarte e buscar recursos que coloquem a cultura num dos eixo prioritários do governo".

Já a deputada Telma de Souza ressaltou o compromisso do governo do PT com a cultura. "Apesar de eu ser educadora, eu tenho claro que só a cultura é libertadora. Infelizmente temos vivido em São Paulo o desmonte da TV Cultura. Além disso, o governo tem focado em apenas algumas vitrines, como a Sala São Paulo, e menosprezado a realidade em volta, como o crack, e ignorado outras demandas e realidades culturais do Estado."

Emocionada pelas manifestações de apoio, Ana de Hollanda narrou as medidas por ela adotadas para a reestruturação do ministério e as resistências que tem enfrentado.

O presidente da Funarte, Antonio Grassi, disse que o governo do presidente Lula recebeu um ministério que era um balcão de negócios. "A cultura era tratada como commodities. Nós avançamos e ampliamos o formato de produção."

O líder da Minoria, deputado João Paulo Rillo, que conduziu a mesa de debate, ao final da atividade reiterou o apoio da bancada em prol do trabalho da ministra e declarou à imprensa o apoio e solidariedade dos parlamentares paulistas à ministra. "Podemos comemorar ao ter a Ana de Hollanda à frente do ministério, agora podemos sonhar com um projeto que realmente representa o significado da cultura para o nosso país."

Também participaram do encontro os deputados Adriano Diogo, Antonio Mentor, José Zico Prado, José Cândido, Marco Aurélio, Luiz Cláudio Marcolino e Marcos Martins.

Hoje, a ministra estará na Assembleia Legislativa, a partir da 14h30, num encontro com parlamentares, artistas, produtores e gestores da cultura.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp