Projeto quer clareza no valor dos tributos


01/06/2011 10:39

Compartilhar:


A forte tributação brasileira vem transformando produtos que são populares no exterior em produtos de luxo quando chegam ao Brasil. A afirmação é do diretor-presidente da GFK Brasil, Paulo Carramenha. A empresa é uma das maiores no ramo de pesquisa de mercado do mundo.

Segundo a pesquisa de Carramenha, o carro Smart, da Mercedez-Bens, custa R$ 20.383 nos Estados Unidos, no Brasil ele sai por R$ 64.900. Quando esse carro chega ao Brasil, é tributado com 18% de ICMS, 35% de Imposto de Importação, 13% de IPI, 1,65% de PIS e 7,6% de Cofins.

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, falta transparência com o consumidor quando o assunto são os tributos sobre as mercadorias. "O cidadão não sabe o valor real de um produto, porque são muitos os impostos embutidos no preço final", disse. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 360/2011, que torna obrigatória a exibição clara do valor dos tributos, cuja incidência influi na formação do preço de venda da mercadoria ou serviço, em todo documento fiscal emitido ao consumidor. (pm)

alesp