Projetos que ampliam serviços de atenção à saúde do idoso avançam na Assembléia


25/04/2006 15:57

Compartilhar:


O Projeto de Lei 858/05, da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que cria o Programa de Prevenção e Atenção à Saúde do Idoso Portador de HIV/Aids, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Já a Comissão de Saúde e Higiene aprovou parecer a favor do PL 288/04, também de autoria da deputada, que cria uma rede de serviços para atendimento de pessoas da terceira idade com mal de Alzheimer.

"São duas vitórias importantes na luta para que o poder público amplie a oferta de serviços para a população idosa de São Paulo. Vamos continuar trabalhando para que as propostas continuem avançando até que fiquem prontas para serem votadas pelo plenário e possam finalmente se tornar leis", afirmou a deputada Prandi, coordenadora da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável.

O PL que cria o programa de atenção ao idoso com HIV/Aids foi elaborado pela parlamentar a partir de pesquisa realizada pela enfermeira e mestre em gerontologia Gylce Eloísa Panitz Cruz, professora da Universidade Católica de Santos. Em seus estudos, Gylce verificou que houve um crescimento de 800% no número de idosos infectados entre 1991 e 2003.

"É um dado impressionante que aponta a necessidade de um trabalho específico, já que as campanhas formuladas pelos órgãos públicos de saúde normalmente focam as parcelas mais jovens da população", argumenta Prandi. Entre outras medidas, o projeto determina a realização de um trabalho de capacitação em geriatria e gerontologia para os profissionais da rede pública que atuam na atenção à saúde do idoso e da pessoa da terceira idade com HIV/Aids.

Já a rede de assistência ao idoso com mal de Alzheimer prevê a instalação de centros de referência para acompanhamento e tratamento da doença. A implantação dos equipamentos seria feita em parceria com o Ministério da Saúde. Estes locais deverão dispor de infra-estrutura para internações, atendimento ambulatorial especializado e assistência aos pacientes e seus familiares. Em todo Brasil, estima-se que 1 milhão de pessoas sofram com o mal de Alzheimer.

Pesquisadores de todo o mundo ainda trabalham para determinar as causas da doença. Alguns estudos apontam que uma provável causa seja a morte de células cerebrais, que começam a provocar pequenos esquecimentos. Com o avanço da doença, os pacientes acabam se tornando bastante confusos e, por vezes, agressivos, passando a apresentar distúrbios de conduta.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp