Audiência pública na Assembléia vai discutir extinção de DIRs


27/03/2007 18:16

Compartilhar:


"O normal nas mais modernas administrações públicas é a descentralização, mas no Estado de São Paulo, sob a gestão de José Serra, é exatamente o contrário que acontece e em diversas instâncias. Seu último ataque centralizador e autoritário se deu nas Diretorias Regionais de Saúde (DIRs), com a extinção de várias delas, entre as quais a de minha região, São José dos Campos, trazendo sérios transtornos aos usuários e servidores, que passaram a ter de se deslocar vários quilômetros distantes de suas residências ou para trabalhar ou para serem atendidos", afirmou o deputado Carlinhos Almeida (PT) nesta terça-feira, 27/3, no plenário da Assembléia Legislativa.

Visando encontrar solução para o problema, ele e vários outros parlamentares formaram o Grupo de Deputados Estaduais em Defesa da Saúde para realizar audiência pública na Assembléia no próximo dia 28/3, às 14h, no auditório Franco Montoro, onde vai ser debatida a extinção de DIRs no Estado. Foram convidados o secretário estadual de Saúde, entidades de funcionários, prefeituras e secretários municipais de saúde para debater e reverter a decisão do governo.

O governo estadual, por meio do Decreto 51.433, de 28/12/2006, extinguiu as DIRs das seguintes regiões: São José dos Campos; Osasco; Mogi das Cruzes; Franco da Rocha; Santo André; Botucatu; e Assis, assim como os Núcleos Regionais de Presidente Venceslau, Caraguatatuba e Jales.

"Se em minha região, com a transferência da DIR, o atendimento passou a ser feito apenas em Taubaté, causando inúmeros transtornos, até com a falta de informação, imagine o tamanho do problema que está ocorrendo em toda a Grande São Paulo, com o fim de DIRs em Osasco e Santo André, onde igualmente milhares de pessoas procuravam diariamente por tratamentos de alta complexidade e por medicamentos de uso contínuo e outros de altíssimo custo", disse Carlinhos.

Outro fato lembrado pelo parlamentar é que a decisão foi unilateral. "Ninguém foi consultado a respeito da medida, e agora, por uma postura autoritária, cada um que se vire e se desloque para pontos cada vez mais distantes de suas casas."

O deputado afirmou ter sido procurado diretamente por diversos servidores da extinta DIR de São José dos Campos, "que ganham R$ 800 por mês de salário e que, agora, terão de gastar R$ 500 em transporte para poder chegar a seus locais de trabalho. É inviável. Como é que irão viver, juntamente com suas famílias, com o que sobrou?".

Carlinhos acredita que a partir desta audiência pública, e com o apoio do grupo de parlamentares, será possível reverter a decisão governamental e encontrar soluções de consenso que traga benefícios para todas as partes envolvidas no assunto.

carlinhos@carlinhos.org

alesp