Praia Grande será sede do 10º Encontro de Mulheres da América Latina e do Caribe


26/04/2005 11:27

Compartilhar:


Da assessoria a deputada Maria Lúcia Prandi

Praia Grande será sede do 10º Encontro de Mulheres da América Latina e do Caribe, a ocorrer na primeira quinzena de outubro, reunindo mais de 2 mil mulheres de 26 países. As deputadas Maria Lúcia Prandi, Telma de Souza e Mariângela Duarte, todas do PT, juntamente com a comissão organizadora do encontro, estiveram no último dia 18/4, com o prefeito da cidade, Alberto Mourão.

A meta foi apresentar detalhes do evento e pedir apoio da Prefeitura. Ficou definida a formação de um grupo de trabalho, que irá atuar para viabilizar todas as necessidades de infra-estrutura e logística do Encontro. "A escolha de Praia Grande é uma vitória para nossa região. Precisamos unir esforços entre as diversas prefeituras, os governos Estadual e Federal para realizar um grande evento", enfatizou a deputada Prandi.

A parlamentar deverá integrar uma das tendas de debates do Encontro, quando irá relatar sua experiência no Legislativo, especialmente a gestão como presidente da Câmara de Vereadores de Santos (93-94). O evento terá como tema central "O Feminismo e a Democracia". A exemplo do que ocorre no Fórum Social Mundial, a idéia é que várias tendas sejam montadas para abrigar as discussões, que serão divididas em grupos temáticos. Paralelamente, também haverá uma programação cultural.

A escolha de Praia Grande aconteceu durante a última edição do evento, que aconteceu na Costa Rica. Conforme Sônia Leite, umas das integrantes da comissão organizadora do Encontro, as razões para essa opção foram a hospitalidade, a solidariedade, a atenção e o respeito demonstrados pelo povo do litoral paulista, durante o Encontro de Bertioga, há 25 anos.

Outra integrante da comissão organizadora, Jacira Melo, lembrou que este será o maior evento do movimento social de mulheres em 2005 - Ano da Mulher na América Latina e no Caribe. Segundo ela, a organização está envolvendo 18 entidades de todo País. O Encontro conta com apoio do Governo Lula. Na abertura, deverão estar presentes as ministras Nilcéa Freire, da Secretaria Nacional de Mulheres, e Matilde Ribeiro, da Secretaria de Políticas para a Igualdade Racial.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp