Segundo secretário propõe medidas em defesa das Fatec's e das ETE's


06/04/2004 18:47

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Mesa Diretora e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Fatec's e das ETE's na Assembléia Legislativa, propôs, em reunião realizada em 31/3, na Câmara Municipal de Sorocaba, para debater a situação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - que abriga as Faculdades de Tecnologia e as Escolas Técnicas Estaduais -, uma audiência com o governador, a criação de um Fórum Permanente de Defesa das Fatec's e ETE's e a realização de passeatas.

De acordo com o parlamentar, o ideal é que o encontro com o governador seja realizado antes de 29/4, quando a Frente promoverá uma audiência sobre o problema das Fatec´s e das ETE´s na Assembléia Legislativa.

O 2º secretário fez uma retrospectiva, de 1995 até hoje, de todos os momentos políticos que envolveram as Fatec's e as Escolas Técnicas, mencionando também um projeto do então governador Mário Covas que pedia a desvinculação do Centro Paula Souza da Unesp - proposta que acabou não sendo votada pelos deputados. "A partir de 1997 criou-se a perspectiva do agrupamento das Fatec's em um Centro Universitário, proposta pela qual estamos trabalhando", destacou Crespo.

Planos do governo

O deputado lembrou também que, recentemente, em audiência com o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, ficaram claros os planos do governo de transformar as Fatec's em cursos pós-médios, e não mais de graduação e nível universitário.

Para Crespo, a atitude da superintendência do Centro Paula Souza de não fazer investimentos e não atualizar os salários dos professores, "deve ser uma nefasta estratégia de desmotivação e desmantelamento dos patrimônios humano e físico da instituição". Crespo considera irregular a situação de Marcos Monteiro, superintendente do Centro Paula Souza, "que recentemente também assumiu a Presidência da Febem, numa acumulação imprópria de cargos." Na avaliação do deputado, o governador não deve ter conhecimento da real situação das Fatec's e ETE's.

Fórum permanente

O parlamentar sugeriu ainda que a Câmara de Sorocaba abrigue semanalmente, nas manhãs das quartas-feiras, reuniões de um Fórum Permanente de Defesa das Fatec's e ETE's e que alunos e professores entrem em contato com as bases de todo o Estado para que outras Câmaras Municipais também instituam esse Fórum Permanente. Para o parlamentar, é importante que, de maneira ordeira e pacífica, sejam mantidas as manifestações públicas da comunidade escolar, de modo a conservar a simpatia da opinião pública.

Outra proposta do parlamentar é que sejam organizadas nas localidades que tenham unidades das Fatec's e ETE's passeatas de alunos e professores, com a participação de políticos e autoridades locais, "para se identificar quem está de fato envolvido com essa causa social de primeira ordem", defendeu Crespo

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp