"Regionalização e municipalização do turismo" é debatido em São Sebastião


20/06/2000 18:09

Compartilhar:


O deputado estadual Paulo Julião (PSDB) coordenou no último final de semana (17/18) um seminário para discutir a "Regionalização e Municipalização do Turismo". O evento foi o último de uma série de três organizados pelo grupo temático "Turismo e Serviços", do Fórum São Paulo Século 21, e contou com a participação de estudantes e profissionais do setor. Por força do próprio tema, os debates ocorreram no hotel Canto da Praia, no bairro de Juquehy, em São Sebastião, uma das regiões com potenciais turísticos do Estado de São Paulo. O grupo temático tem como relator o deputado Nabid Chedid (PSD).

Na abertura oficial, sábado, 17/6, compareceram os prefeitos das cidades de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e representante de Caraguatatuba. O coordenador de turismo do Estado, Virgílio Carvalho, falou da importância em unificar os atrativos turísticos da região. "Essas ações resultarão em mais investimentos, estimulando a geração de empregos e renda", observou. Além da vocação natural da região para o turismo náutico, entre os debates foi proposto a elaboração de um estudo para se criar "uma marca para o Litoral Norte", para que possa ser facilmente identificada e "vendida" para turistas e investidores do setor.

Paulo Julião, ressaltou que o turismo é um dos setores que mais gera empregos na economia mundial, sendo responsável por mais de 10% da força de trabalho global. "Não se aceita mais amadorismo. Portanto, é preciso contar com a participação de todos os segmentos representativos do setor, viabilizando mais riquezas para as próximas décadas", observou. O deputado informou que muitas das propostas apresentadas nos seminários dependem de incentivos do poder público, razão pela qual serão avaliadas numa reunião no próximo dia 30, na Assembléia Legislativa do Estado, quando será discutida a Legislação existente sobre o setor. "O encontro pretende modernizar a atual legislação e propor novas Leis para estimular a indústria do turismo racionalmente", acrescentou. O relatório final do grupo temático será entregue à coordenação do Fórum São Paulo Século XXI no segundo semestre.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Paulo Julião - 3886-6745/6775)

alesp