Secretário do Meio Ambiente vem a Mogi percorrer áreas verdes


29/08/2000 15:36

Compartilhar:


Ricardo Tripoli atende ao convite de Junji, que busca solução para

drama das famílias que vivem em moradias irregulares

Nesta terça-feira, 29/8, às 14 horas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, estará em Mogi das Cruzes. Ele irá vistoriar as chamadas áreas verdes e de mananciais que abrigam moradias irregulares. A vinda do secretário foi intermediada pelo deputado Junji Abe (PSDB). "Precisamos da ajuda do Estado para achar uma saída que acabe com o drama de milhares de famílias que vivem nestas regiões, sob a ameaça constante de despejo."

Um levantamento realizado pela Consultoria de Habitação da Prefeitura no ano passado, lembra Junji, revelou que existem pelo menos 74 áreas ocupadas irregularmente no município. Apenas no Jardim Aeroporto III, Jardim Lair e Jardim Planalto há cerca de 1,7 mil famílias que construíram casas em áreas verdes.

"Ao mesmo tempo que precisamos de uma solução que evite a degradação ambiental, não podemos nos esquecer do aspecto social. Muitas dessas famílias investiram tudo o que tinham nessas moradias. Não se pode, simplesmente, despejá-las de suas casas", assinala o deputado.

Na maioria dos casos, lamenta Junji, as ocupações irregulares de áreas verdes e mananciais são o resultado de uma série de fatores que incluem a inexistência de planejamento da expansão urbana, da falta de fiscalização por parte do poder público e da própria conjuntura sócio-econômica.

"É lamentável, mas famílias pobres acabam sendo empurradas para várzeas e morros. Na grande maioria dos casos, elas são vítimas de bandidos inescrupulosos que loteiam áreas irregulares. Existe uma absurda falta de fiscalização que motiva esses vigaristas a enganar o povo. Basta abrir os jornais, ouvir o rádio ou assistir à TV para verificar que este problema é muito comum, não apenas em Mogi, mas em outras dezenas de cidades."

(Mais informações, ligue para o deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp