Projeto aprovado quer garantir emprego para jovens universitários


05/10/2001 14:01

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou, esta semana, projeto do deputado Donisete Braga (PT) que objetiva criar oportunidades de empregos, na forma de estágio, para que os jovens tenham condições de ingressar nas universidades. Inspirado numa idéia de grande sucesso na França, o projeto, denominado Jovem Universitário -Educação com Trabalho, será implementado através de parceria entre governo e empresários e deverá beneficiar milhares de jovens em todo o Estado.

Hoje, a falta de um emprego fixo impede milhares de jovens, entre 17 e 30 anos, de ingressar num curso superior "O Estado e as empresas podem e devem assumir a tarefa de reverter essa situação. Sem emprego e sem dinheiro é impossível freqüentar um curso superior. Vamos trabalhar por isso", diz Donisete Braga.

O deputado explica que, aderindo ao programa, as empresas abrem vagas para estagiários e assumem o compromisso de custear a faculdade do jovem estagiário, de acordo com sua necessidade de mão-de-obra. "Inédita no Estado de São Paulo, a idéia decolou e a cada dia ganha mais apoio popular, principalmente por traduzir-se num potente instrumento de incentivo aos jovens e, consequentemente, de combate à violência urbana" concluiu o parlamentar.

alesp