Secretário Barradas fala à Comissão de Saúde


04/06/2003 15:55

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luís Carlos Gondim



Apesar de admitir a falta de recursos financeiros, que compromete a qualidade do atendimento à população, a política de saúde do Governo do Estado de São Paulo está no caminho certo. Esta foi a mensagem que o secretário Estadual da Saúde, Luis Roberto Barradas, transmitiu ao participar da reunião da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa, a convite do deputado Luis Carlos Gondim (PTB), presidente da Comissão, que quer fazer um raio X da situação da saúde no Estado.

O secretário disse que a política implantada pelo governador Geraldo Alckmin está pautada em 4 pilares: governo empreendedor, governo educador, governo prestador de serviço solidário e governo prestador de serviço de qualidade, e é com base nestes parâmetros que a política de saúde do Estado vem se desenvolvendo.

No que diz respeito à qualidade do serviço público de saúde, Barradas disse que, de acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a população está satisfeita com o trabalho realizado pelos profissionais, sendo que as únicas queixas referem-se à demora no atendimento inicial e à falta de informação. Segundo ele, este problema deverá ser solucionado em breve, com a implantação do chamado "padrão poupatempo de atendimento" nas unidades de saúde, cuja meta para os próximos quatro anos é oferecer um serviço eficiente, tecnicamente correto e humanizado.

Obras nos hospitais

Entre as próximas realizações do governo para a pasta, Barradas anunciou a construção de uma fábrica da Fundação para o Remédio Popular (FURP ) no município de Américo Brasiliense (região de Araraquara), que vai dobrar a oferta de medicamentos para abastecer o Programa Dose Certa, que faz a distribuição para a população carente através dos postos de saúde em todo o Estado.

O secretário citou também a conclusão das obras do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes e também do Hospital de Ferraz de Vasconcelos até o final deste ano, além da ampliação das Santas Casas de Araçatuba e Itapetininga.

Ao ser inquirido pelo deputado Gondim a respeito da necessidade de correção da tabela de repasses de recursos do SUS ao Estado de São Paulo, o secretário Barradas explicou que esta medida depende do Ministério da Saúde, mas que São Paulo defende uma política de saúde diferenciada para a região Sudeste, que presta atendimento para todas as regiões do Brasil.

O deputado Gondim informou ao secretário que a Comissão fará um mapeamento em todo o Estado, com visitas às Diretorias Regionais de Saúde (DIRs) e também às Santas Casas de Misericórdia e hospitais filantrópicos para verificar de perto as condições de atendimento e as reais necessidades da população.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp