6ª edição do Parlamento Jovem começa nesta quinta-feira


12/11/2004 17:58

Compartilhar:


Da Redação

A Assembléia Legislativa será palco, mais uma vez, do Parlamento Jovem Paulista. O evento, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, reunirá 94 jovens estudantes do Ensino Fundamental, vindos das mais diversas regiões do Estado, para apresentar suas propostas, como deputados jovens, ao Parlamento paulista.

Como vem acontecendo desde sua 1ª edição, ocorrida em 1999, o Parlamento Jovem estimula o envolvimento dos estudantes com as questões ligadas ao dia-a-dia da comunidade, levando-os a confeccionar projetos de lei a serem submetidos à apreciação do Parlamento Jovem. O estudante deve optar por um dos 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

Dos projetos inscritos neste ano, a maioria se concentra no Partido da Educação. São 82 proposituras que versam sobre esse tema. O segundo maior partido é o da Natureza, com 59 projetos. Seguem a estes os partidos dos Direitos Humanos, com 35; da Saúde, com 30; da Cultura, com 23; dos Esportes, com 20; da Segurança Pública, com 19; da Agricultura, com 17; do Emprego, com 15; da Juventude, com 8; da Defesa do consumidor, com 5; e da Habitação, com 2.

No dia do funcionamento do Parlamento Jovem, no plenário Juscelino Kubitschek, a Mesa Diretora assume a direção inicial dos trabalhos. Aberta a sessão, os 94 deputados jovens, assim como acontece na primeira sessão legislativa dos parlamentares efetivos, fazem o juramento de posse e elegem a Mesa Executiva. A seguir, os estudantes defendem seus projetos na tribuna, que depois serão votados pelos colegas.

alesp