Pronunciamento homenageia os 82 anos do "Partidão"


30/03/2004 16:00

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

"Hoje, o PPS completa 82 anos. Antes de tecer considerações sobre o meu partido, quero registrar o mais profundo respeito por aqueles que tanto lutaram por ele e hoje já não estão entre nós. Para não cometer a injustiça da omissão, restrinjo esta homenagem às figuras de Sergio Arouca, Luís Carlos Prestes, Graciliano Ramos, Aníbal Fernandes e Salomão Malina", afirmou o deputado Romeu Tuma (PPS) ao iniciar seu pronunciamento no plenário da Assembléia.

Tuma rememorou a história do partido, fundado em 25 de março de 1922 por um grupo de nove operários. Ressaltou a importância histórica do antigo Partido Comunista Brasileiro, o Partidão, que em 1992 mudou de nome para Partido Popular Socialista (PPS).

Ao citar o senador Roberto Freire, Tuma expressou sua concordância com a análise de que "a mudança de nome do partido resultou na ruptura completa com uma tradição política partidária esgotada historicamente, principalmente no exterior, mas as velhas bandeiras de luta pela democracia e pelos direitos do povo brasileiro permanecem no partido, honrando aqueles operários".

Atualmente, o PPS tem mais de 30 mil militantes, está presente em 4.001 municípios, tem dois governadores, um ministro de Estado e dois senadores.

Adesão

Segundo Tuma, o partido está próximo de aumentar sua bancada no Senado com a provável adesão do senador Romeu Tuma. São 23 deputados federais, com a filiação de Miro Teixeira, do Rio de Janeiro, 55 deputados estaduais, dos quais cinco na Assembléia paulista, 225 prefeitos e mais de 3200 vereadores.

O deputado fez referência ao XIV Congresso Nacional, que se encerrou no último dia 28 de março, e que contou com a presença de várias personalidades políticas de diferentes partidos e pessoas de destaque na sociedade brasileira.

Ao encerrar seu pronunciamento, Tuma afirmou que "tem a honra de pertencer e representar o PPS na Assembléia Legislativa de São Paulo, juntamente com os deputados Marquinho Tortorello, Vitor Sapienza, Arnaldo Jardim e Roberto Morais".

rtuma@al.sp.gov.br

alesp