Caso de acidente reforça necessidade de ambulatório médico em shopping centers


26/07/2005 19:36

Compartilhar:


O recente acidente ocorrido num shopping de São Paulo com o garoto Gabriel Thomazette, de 3 anos, traz à tona uma polêmica em torno da questão que suscita divergências entre os interesses dos proprietários de estabelecimentos de grande e médio porte e as necessidades da população. Após ter passado mal quando brincava em um equipamento do parque de diversões, Gabriel foi encaminhado para o Hospital das Clínicas, submetendo-se a uma cirurgia decorrente de hematoma intracraniano e edema cerebral.

Várias discussões já foram levantadas acerca da disponibilização de serviço médico emergencial em locais cuja rotatividade e aglomeração de pessoas sejam constantes e vultosas. Preocupado com as conseqüências da morosidade de assistência médica em situações críticas e que apresentem riscos à integridade física dos visitantes e trabalhadores, o deputado Souza Santos, líder do Partido Liberal na Assembléia Legislativa, foi autor do Projeto de Lei 440/2004, que aborda a matéria em questão.

De acordo com a sua proposta, os "shopping centers", hipermercados, supermercados e estabelecimentos congêneres de grande e médio portes serão obrigados a dispor permanentemente de ambulatório médico e equipe de primeiros socorros. A equipe de saúde será composta por um médico, um enfermeiro padrão e dois técnicos de enfermagem ou auxiliares de enfermagem, excetuando-se os horários de menor movimento, em que será facultada a presença de apenas um dos profissionais.

Em sua justificativa, Souza Santos argumenta: "um local que, diariamente, recebe um grande fluxo de pessoas precisa contar com uma estrutura para o atendimento de emergência. No caso de um acidente, o tempo de espera para a chegada de uma ambulância pode custar uma vida".

"Examinando o caso de Gabriel, embora o laudo final ainda não tenha sido expedido pelos médicos, podemos concluir que a existência de um ambulatório poderia ser determinante para um ágil atendimento e conseqüente êxito nos procedimentos empregados. Analisando criteriosa e minuciosamente todas as benesses provenientes da aprovação deste projeto, almejo o apoio da população e o empenho dos demais deputados", finalizou o parlamentar.

ssantos@al.spgov.br

alesp