Debate deve tratar da escolha de sistema de transporte de massa na Baixada Santista


02/04/2004 14:49

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) defendeu, em indicação ao governo estadual, uma ampla discussão sobre a implantação de um serviço de transporte de massa que integre a Baixada Santista. "Depois de cinco anos prometendo veículos leves sobre trilhos (VLT), o Estado não pode desistir da idéia sem realizar um debate", propõe a parlamentar.

As afirmações da deputada foram feitas em resposta às declarações do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que, em visita à Praia Grande, no dia 30/3, defendeu um sistema com ônibus articulados e biarticulados, em substituição ao VLT.

Maria Lúcia disse que tem ciência das dificuldades que o governo enfrenta para captar verbas para o VLT. Entretanto, o secretário havia afirmado, em reunião no início de março, que prosseguiam os estudos para viabilizar fontes de recursos, afirmou a deputada.

"O trem intrametropolitano (TIM) foi retirado de circulação, em 1999, sob o argumento de que a Baixada seria contemplada com o VLT", lembra a deputada, para quem o projeto do veículo leve sobre trilhos não pode ser abandonado sem reestudo de custos. "Continuo defendendo que a Baixada Santista tenha um transporte de massa integrado e integrador, sobre trilhos, por ser mais rápido, seguro, confortável e com maior capacidade", ela argumenta.

O VLT idealizado pelo governo do Estado é um sistema de Primeiro Mundo, com freqüência de trens a cada três minutos. Sobre a proposta de uso dos ônibus, a parlamentar enumera os sérios problemas que a região enfrenta, com passageiros submetidos a longa espera, tarifas elevadas e veículos superlotados, entre outros.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp