Da Tribuna


31/08/2009 21:23

Compartilhar:


Homenagem vetada



Ao som do Tema da Vitória de Ayrton Senna, Olímpio Gomes (Sem Partido) lamentou profundamente o veto do governador ao PL do deputado Campos Machado que acrescentava ao nome da estação do Metrô Jardim São Paulo o nome do automobilista. Relembrando que ele foi morador daquele bairro da zona norte da Capital e que é considerado no mundo todo um exemplo de esportista, o deputado conclamou a população a comparecer, no Anhembi, às comemorações do Dia da Independência trajando uma camiseta de Senna, para mostrar seu respeito. Gomes ainda elogiou o trabalho com crianças carentes da Fundação Ayrton Senna. (MF)



Autopromoção eleiçoeira



Carlos Giannazi (PSOL) informou que entrou com duas representações, no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Contas, por conta da denúncia de que o governo estadual está distribuindo mais de dois mil panfletos, intitulados Boletim Informativo Regional, em 52 municípios da região metropolitana. Ao custo de mais de R$ 8 milhões, e adaptados de acordo com as cidades de distribuição, essas publicações, segundo o deputado, antecipam-se à campanha eleitoral e configuram uso da máquina administrativa. Giannazi citou outros casos semelhantes, como propagandas da Sabesp no nordeste do Brasil e placas sobre o Rodoanel longe da Capital. (MF)



Segurança em debate



Presente na I Conferência Nacional de Segurança Pública, ocorrida de 27 a 30/8, Olímpio Gomes (Sem Partido) destacou que, entre três mil presentes, 40% eram oriundos da sociedade civil, 30% do poder público e 30% de profissionais da área de segurança. Um dos destaques, segundo o deputado, foi necessidade de salários dignos para os trabalhadores do setor. Gomes informou que, junto com o outro representante da Assembleia, deputado Vanderlei Siraque, apresentará relatório, principalmente da reunião da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), quando forem debatidas formas de agilizar o trabalho das comissões de Segurança Pública. (MF)



Praças de pedágio



Camilo Gava (PV) advertiu a Secretaria dos Transportes para os acidentes que podem ocorrer entre os municípios de Assis e Presidente Epitácio em consequência da duplicação da rodovia Raposo Tavares. Conforme ele, os usuários vão procurar alternativas para fugir das nove praças de pedágio que a concessionária Cart vai instalar no trecho. Gava, disse que a Cart não soubre explicar-lhe qual o valor que o usuário vai dispender nos pedágios, o que o levou a encaminhar requerimento à Artesp para obter a informação. (LP)



Direito garantido



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) lamentou decisão do Tribunal de Justiça que considerou ilegal a greve da Guarda Civil Metropolitana. Entre outras reivindicações, a categoria pleiteia reajuste salarial " o salário base da GCM é R$ 533. "O prefeito não abre canal de negociação e começa a perseguir os servidores, transferindo-os de seus postos." Segundo Giannazi, 37 servidores já foram transferidos. "A greve é um direito constitucional", alertou.



Caça níquel



Olimpio Gomes (sem partido) também considera "descabida" a criação de novas praças de pedágio no Estado. "O governo está loteando os serviços públicos. Essa é uma verdadeira operação caça-níquel". Gomes também comentou decisão do TJ sobre a greve da GCM. "Causou-me estranheza. Como não existe legislação específica para o servidor público sobre o direito de greve, a eles é aplicada a legislação válida para a iniciativa privada." (LP)



Passo atrás



José Bittencourt (PDT) se disse inconformado com a assinatura do tratado religioso entre o Vaticano e o presidente da República. "Evidentemente é um passo para trás, já que a discussão não contribui para o aperfeiçoamento das instituições." O deputado enfatizou que o Brasil é um Estado laico e disse que, para ser válido, o tratado deveria ser debatido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. "Igreja é Igreja. E Estado é Estado." (LP)

alesp