Museu de Arte: Lizeth Luz: o abstracionismo como elo entre o mundo e a individualidade da artista


18/08/2009 14:09

Compartilhar:


Se Paul Klee e Robert Delaunay foram os grandes precursores da abstração, os artistas americanos Jackson Pollock e Mark Tobey foram os primeiros a se dedicarem, no pós-guerra, com maior ênfase, à abstração construída e informal. Enquanto em suas obras encontramos a predominância emotiva e decorativa, na obra de Lizeth Luz podemos observar uma expressão fundamentalmente raciocinada e estruturada.



Os choques provocados pelo desenvolvimento da arquitetura moderna acompanharam uma transformação radical nas artes por volta dos anos 50, do século passado, quando a difusão do abstracionismo teve a sua explosão. Se para alguns artistas da época a abstração situava-se além da figuração, para as gerações que se seguiram ela foi em oposição à figuração.



A motivação principal de Lizeth Luz é levar o "espectador" para dentro da obra, onde a emoção é traduzida pela caligrafia, pelo toque personalizado e repleto do gesto da artista. Ela nos faz descobrir o sentimento de uma arte que aparece como uma passagem, como um elo entre o mundo e sua individualidade momentânea.



Dentro de uma nova concepção do espaço pictural, se nos apresenta muito bem elaborada, onde as cores que vibram sobre a superfície tanto repelem como atraem o olhar do espectador. Assim são sugeridas, sem nenhuma preocupação com relação à perspectiva, massas que avançam e massas que recuam.



O que nos fascina em sua obra é a luz e sua ambigüidade, o espaço e a sua estrutura, o quadro como fonte ativa de luz, a vibração do trabalho sobre a "visão", o quadro como recorte de um espaço universal e, finalmente, o quadro como um espaço mental.



O seu método claro e rigoroso de planejamento é evidente na obra Quante, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, e encontra, também, na luz a motivação dominante: luz que se transforma em cor, modulando o espaço através de linhas sutis que por sua vez transformam a pintura em situação envolvente.





A artista





Lizeth Luz nasceu em São Paulo, onde cursou Desenho Industrial na Faculdade Armando Álvares Penteado. Possui uma linguagem própria, através do uso da tinta acrílica.



Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, ressaltando-se: Salão Marte V. M. - São Paulo (1996); Galeria Portal - São Paulo (1997); Clube Alto dos Pinheiros - São Paulo (1998); Difusão Arte Design - São Paulo (1999); Franz Café Pinheiros - São Paulo (2000); Galeria Arte e Estilo Itapetininga - São Paulo; Casa da Fazenda - São Paulo (2001); Fundec - Sorocaba; Galeria Judith Dapra - São Paulo (2002).



Suas obras fazem parte de importantes acervos particulares e oficiais, como a Millenium Art Gallery - São Paulo; a Galeria Judith Daprá - São Paulo; a Jo Slaviero e Guedes Galeria de Arte - São Paulo; a Galeria Val de Almeida Júnior - São Paulo; Por Exemplo Escritório de Arte - São Paulo e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp