Semana Cultura da Faculdade Dom Domênico aborda rumos da educação

Em palestra, deputada Prandi faz críticas a emendas e leis que excluem a participação da sociedade
01/10/2001 15:17

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Como se não bastassem os retrocessos contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, uma série de projetos de lei e emendas à Constituição, editados sem nenhuma participação da sociedade, tornam mais distantes a universalização do conhecimento, a democratização do ensino e a concretização de uma educação pública gratuita e de qualidade. Essas e outras questões serão abordadas pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT) na palestra que fará nesta terça-feira, 2/10, às 19h30, como parte da programação da Semana Cultural da Faculdade Dom Domênico, em Guarujá (Rua Dr. Arthur Costa Filho, 20, Centro).

Para a parlamentar, mais do que um local de conhecimento, a escola deve ser um espaço de troca de experiências e elaboração do conhecimento necessário à interpretação da realidade e construção da cidadania. "O autoritarismo na educação é inadmissível. A participação está implícita no processo formativo. Educação não é adestramento", reage a deputada Prandi, que é presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.

A parlamentar lamenta que o Plano Nacional de Educação, recentemente aprovado, não corresponda ao projeto elaborado pela sociedade civil: "Além de não ser o texto desejado pela sociedade organizada, recebeu inúmeros vetos do presidente Fernando Henrique Cardoso em pontos que haviam sido objeto de exaustivas negociações".

Para Maria Lúcia Prandi, o que se constata é o agigantamento do Ministério da Educação na definição de rumos, excluindo a participação da sociedade e permitindo que a cada governo a educação tome caminhos diferentes, ao sabor do governante, pela inexistência de um pacto coletivo. "O Governo do PSDB cada vez mais nos distancia da perspectiva de valorização permanente da educação pública no país. Reitero meu compromisso de luta cotidiana contra essa realidade, que agride a sociedade brasileira", finaliza Maria Lúcia Prandi.

alesp