Comissão recebe denúncia de agressão ao meio ambiente

Área de reflorestamento está sendo contaminada por resíduos plásticos e resinas
18/10/2001 10:35

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) deu entrada nesta terça-feira, 16/10, na Comissão de Defesa no Meio Ambiente do Legislativo paulista, em ocorrência de ação contra o meio ambiente.

Trata-se de área de reflorestamento, denominada Fazenda Duratex, onde ocorre extração de resina de pinus e madeira. Sacos plásticos e latões de 200 litros, após utilizados, estão sendo descartados em uma drenagem secundária do córrego das Areias, em Angatuba, 15 quilômetros ao norte da sede municipal. Existe ainda o risco de contaminação por resíduos químicos, uma vez que os recipientes contêm restos das resinas extraídas.

O documento, que contém a denúncia e fotos do local, também foi endereçado à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), à Promotoria Pública de Angatuba, ao comando regional da Polícia Florestal e ao Grupo Ecológico Alerta.

A Polícia Florestal de Itapetininga, responsável pela cobertura da região, esteve no local, na manhã de quarta-feira, 17/10, e constatou que estão depositados na sede da fazenda resíduos usados para reciclagem, sacos plásticos e tambores. A diligência foi comandada pelo 2º-sargento Marcelo Gimenez de Oliveira. Ainda conforme a polícia, a ocorrência foi registrada na própria regional da Polícia Florestal e na delegacia de Angatuba.

O gerente da Duratex, Robson Rodrigues, acompanhou a vistoria e informou que a área é de propriedade da Ripasa Papel e Celulose. Rodrigues também disse que materiais poluentes são depositados no local há cerca de sete anos, desde que a propriedade pertencia à Fazenda Santa Teresinha.

alesp