Deputado defende redução de enxofre no Diesel


07/11/2007 09:54

Compartilhar:


A qualidade do diesel comercializado no Brasil foi questionada pelo deputado Davi Zaia (PPS), nesta terça-feira, 6/11, no plenário da Assembléia. O deputado comentou a mobilização da sociedade no sentido de pressionar a Petrobrás, responsável pela comercialização de 90% do diesel no país.

A empresa se recusa a cumprir norma do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabelece a redução do teor de enxofre existente no diesel combustível para 50 ppm (partes por milhão), até 2009.

Davi Zaia lembrou que nos países da Europa a concentração de enxofre no diesel é de 10 a 50 ppm e que em 2009 a Comunidade Européia pretende estabelecer o patamar de 10 ppm, para os países do continente.

Em contraposição aos níveis observados em economias mais desenvolvidas, no Brasil a concentração de enxofre no diesel é de 500 ppm, em cidades como Belo Horizonte, Rio, São Paulo e outros 234 municípios, e de 2 mil ppm nas mais de 5.500 cidades restantes. "Os níveis são absurdamente maiores quando comparados com países mais avançados", disse Zaia.

O deputado falou sobre os estudos elaborados pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP que avalia que a poluição na região metropolitana de São Paulo causa a morte precoce de 2 mil pessoas por ano. Ele apresentou recentemente um projeto de lei, que está em tramitação na Assembléia Legislativa, para reduzir para 20 ppm a concentração de enxofre no combustível.

Zaia disse que o seu propósito é levar essa discussão para o Legislativo paulista e atrair sugestões da sociedade civil para o debate. Além de apresentar o projeto, o deputado organiza um seminário sobre o tema na Assembléia Legislativa, no dia 3 de dezembro, às 14h30, com especialistas e representantes de organizações sociais de defesa do meio ambiente.

dzaia@al.sp.gov.br

alesp