ALTV exibe programação exclusiva sobre São Paulo no dia do aniversário da cidade


22/01/2007 18:56

Compartilhar:


Da redação

O aniversário de São Paulo é motivo de programação especial da ALTV. Durante todo o dia 25/1, os programas serão dedicados à cidade, que completa 453 anos.

O programa O Nome da Rua, que conta a história de personalidades e eventos que deram nome a ruas de São Paulo, vai mostrar como surgiram alguns ícones da cidade: as avenidas Paulista, Angélica, 9 de Julho, 23 de Maio e a Sapopemba, a mais comprida de todas, com 45 quilômetros de extensão. Também vai falar do Pátio do Colégio, marco da fundação da Vila de São Paulo.

O RG Paulista, programa que fala de personalidades de São Paulo que se destacaram em diversas áreas, vai apresentar aspectos biográficos de Vital Brasil, Mário de Andrade, Victor Brecheret e Mazzaroppi.

No AL Debate será colocado em discussão o futuro de São Paulo, com as opiniões do arquiteto Jorge Wilheim, do urbanista Luís Eduardo Lefèvre, do pesquisador cultural Toninho Macedo e das historiadoras Márcia Camargos e Alzira Lobo.

O programa Em Cena, em especial de uma hora e meia, traz vários quadros com poetas e músicos apresentando obras sobre a cidade e uma entrevista exclusiva com Paulo Vanzolini. Outro quadro do programa apresentará filmes e a exposição "Imagens Recriam a História". O lançamento do livro Bonde " Saudoso Paulistano será marcado por entrevista com seu autor, Fernando Portela.

Também irá ao ar um especial sobre o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa, além de pequenas inserções " de 30 segundos a um minuto de duração " que serão exibidas durante todo o dia trazendo depoimentos sobre São Paulo feitos por diversas personalidades de nacionalidades e épocas diferentes. O escritor Mário de Andrade, o antropólogo Claude Lévi-Strauss e o brasilianista Richard Morse são alguns dos que têm sua impressões sobre vários aspectos e momentos da vida paulistana narrados com imagens. Ao todo, doze histórias constituem essa série, denominada São Paulo, 453 anos.

A ALTV pode ser sintonizada no canal 13 da Net ou 66 da TVA. Em breve, também estará disponível em sinal aberto UHF para a capital, a Grande São Paulo, Jundiaí, Campinas e região.

alesp