Repúdio aos anos de ditadura

PLENÁRIO
31/03/2004 19:07

Compartilhar:


Em nome de suas bancadas, os deputados Nivaldo Santana (PCdoB) e Cândido Vaccarezza (PT) entregaram para publicação manifestos de seus partidos em repúdio ao golpe militar de 1964.

Redigido pelo Comitê Central do PCdoB, o primeiro documento considera o regime ditatorial instituído em 1º de abril de 1964 como o mais reacionário de nossa história, e que foi feito para atender aos interesses neo-colonialistas dos Estados Unidos, em contraposição às reformas sociais programadas pelo governo de João Goulart.

Por sua vez, Vaccarezza afirmou acreditar que muito do regime militar sobrevive ainda hoje, dando como exemplo a relutância do Governo Estadual em cumprir a Lei 10.726/01 e pagar indenizações aos presos e perseguidos políticos. "Há em São Paulo cerca de 1.700 vítimas do regime militar passíveis de receber indenizações, sendo que 800 já têm esse direito garantido em lei. Entretanto, até hoje apenas 63 pessoas foram indenizadas", alertando para a possibilidade de o governador do de Estado ainda "fazer demagogia com esses parcos pagamentos, motivados pelo sofrimento de milhares e milhares de pessoas".

alesp