Quatro mulheres regem a Orquestra de Câmara da Unesp


17/06/2003 15:54

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Quatro maestrinas foram o destaque da apresentação da orquestra de câmara da Unesp, nesta terça-feira, 17/6, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa. No quarto programa do Circuito Cidade de São Paulo, a orquestra interpretou quatro concertos, de um total de doze, da série "L'estro armonico", de Antonio Vivaldi.

As maestrinas Gabriela Barros Antunes, Beatriz Novaes Gomes, Zoica Andrade Caldeira e Paola Regina Fachinelli são alunas de graduação do maestro Carlos Kaminski e estão se apresentando pela primeira vez em uma orquestra profissional. "É uma grande honra participar deste projeto do professor Kaminski", comentou Beatriz. Segundo ela, as mulheres ainda representam minoria como regentes de orquestra e mesmo quando se formam maestrinas acabam regendo coro ou coro infantil. Ela xplicou que os quatro concertos escolhidos - Concerto para Violino e Orquestra Opus 3, números 3, 6, 9 e 12 - são os únicos quatro da série L'estro Armonico que têm violino solo. Os solistas Fábio Chamma e Rodolfo Delgado Lóta revezaram-se nos concertos.

Compositor e violinista italiano, Antonio Vivaldi nasceu em Veneza em 1678. Ordenado sacerdote, ficou conhecido como o Padre Vermelho, em virtude da cabeleira ruiva que usava. O violino tem sempre papel dominante em suas obras e seu estilo faz alternância entre os solistas e diversifica formas.

alesp