Parâmetro paulista

OPINIÃO - *Arnaldo Jardim
20/12/2002 17:08

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin assumiu agora o governo de São Paulo. Digo agora, porque era notório e o próprio Alckmin sempre deixou claro que o fato de ter sucedido Mário Covas - e não ter chegado ao Palácio dos Bandeirantes pelas urnas - era uma circunstância que sempre o constrangia.

Além de termos o privilégio de o governador ter sido eleito por uma grande e expressiva votação, temos também a vantagem de poder contar com um dirigente de experiência administrativa consolidada e que soube, num processo recente, particularmente no período eleitoral, acrescer sua capacidade de diálogo adicionando uma pitada de autoridade, que complementou a sua imagem pública e o seu desempenho.

O governo Lula, do PT, aí está e o governo do Estado de São Paulo, do PSDB, poderá ser um contraponto positivo - decidido pela população. Assim, será possível tecer comparações e estabelecer parâmetros a cada política governamental e pública, o que faz com que os moradores de São Paulo e de todo o país ganhem com isso. O sucesso de Alckmin e o bom desempenho de Lula nos permitem sonhar com um momento de desenvolvimento que gerará empregos para garantir uma vida melhor para cada brasileiro.

No entanto, o desenvolvimento, pelo menos no caso de São Paulo, não ocorrerá no vácuo. Existem parâmetros e indicativos estabelecidos pelo Fórum São Paulo Século XXI, do qual fui relator. Um dos resultados mais significativos desse trabalho, feito com ampla consulta à sociedade - desde o seu início, em 1999, foram realizados mais de 100 debates e 40 seminários, que envolveram mais de 200 palestrantes e cerca de 3000 pessoas - foi a criação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), em fevereiro de 2001. Com um indicador econômico dos mais modernos, adequado para servir de instrumento balizador de políticas públicas, o governo paulista contará com um recurso valioso para oferecer uma boa administração.

Além disso, nas conclusões do Fórum existem um amplo leque de diagnósticos e proposições que fornecem ao Executivo um rico subsídio para planejar o desenvolvimento desta força motriz do crescimento econômico brasileiro chamada São Paulo.

De um lado, o prestígio e o espírito empreendedor de Geraldo Alckmin. De outro, a liderança talhada na lida de um Lula da Silva, que encarna a esperança dos brasileiros e mostra-se empenhado em construir uma unidade nacional para impulsionar o desenvolvimento a partir de um modelo econômico diferente, baseado no fortalecimento da produção.

Pelo visto, há muitos motivos para mantermos a esperança de um Brasil melhor.

*Arnaldo Jardim é deputado estadual, relator do Fórum SP - Séc. XXI e presidente estadual do PPS

alesp