Baixada Santista elege 14 estudantes para o Parlamento Jovem


24/10/2005 09:52

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A Baixada Santista teve 14 estudantes "eleitos" para a 7ª Edição do Parlamento Jovem Paulista. O número corresponde a quase 15% do total de cadeiras da Assembléia Legislativa de São Paulo. O resultado expressivo foi comemorado pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que preside a Comissão Permanente de Educação e teve papel fundamental na divulgação do evento na região.

Ao todo, a parlamentar enviou correspondência a 250 escolas públicas e privadas da Baixada, com o Manual do Candidato, as orientações sobre objetivos, inscrições, processo seletivo, entre outros detalhes. "É um resultado maravilhoso, que reflete principalmente o empenho da comunidade educacional em participar do Parlamento Jovem. Os educadores e os estudantes estão de parabéns", enfatiza a deputada.

Criado pela Assembléia Legislativa em 1999, a partir de um Projeto de Lei do ex-deputado César Callegari (PSB), o Parlamento Jovem tem como objetivo principal possibilitar aos estudantes conhecer alguns aspectos da democracia. Os "eleitos" participam de uma sessão especial da Assembléia Legislativa, durante a qual ocupam o lugar dos deputados estaduais.

Com a assessoria da Secretaria Geral Parlamentar, os estudantes elegem seu presidente e toda a mesa-diretora. Eles apresentam seus projetos de lei e debatem diversos temas. Tudo acontece no Plenário Juscelino Kubitschek, onde são realizadas as sessões do Parlamento paulista. "É um dia extremamente especial. É uma forma de despertar as novas gerações para a importância da democracia, da cidadania e da participação popular", ressalta Maria Lúcia Prandi, entusiasta do projeto.

Vale do Ribeira

O Vale do Ribeira também teve dois estudantes selecionados: um de Jacupiranga, pelo partido da Educação, e outro em Itariri, pelo partido dos Direitos Humanos. As escolas públicas e particulares da região também receberam correspondências da deputada Prandi, com orientações de como participar do evento. "O mandato ajudou na divulgação, mas a parte mais importante, sem dúvida, coube à comunidade educacional".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp