Museu da Escultura - Roberto Fabiani

Inaugurada nos jardins do Palácio 9 de Julho a escultura-monumento "III Millenium" de Roberto Fabiani
08/12/2008 14:40

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/MAU_6984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/MAU_6871.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/MAU_6851.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em solenidade realizada junto as bandeiras, nos jardins do Palácio 9 de Julho, foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 05/12, a escultura monumento "III Millenium", de autoria de Roberto Fabiani, considerado um dos maiores escultores italianos da atualidade, prematuramente falecido em 2006.

O ato, presidido pelo Deputado Victor Sapienza, representando o Presidente Vaz de Lima, contou com a presença do Ministro Marco Marsilli, Cônsul Geral da Itália e representante especial do Governo Italiano, da Doutora Anna Fabiani, viúva do artista que veio acompanhada de seu irmão e de sua filha Gaia, da Senhora Lívia Bucci, representante no Brasil das Bienais Internacionais de Florença e de Roma, do Secretario Geral Parlamentar, Dr. Auro Caliman, do Superintendente de Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani, além de numerosos artistas que conviveram com o escultor tanto na Itália quanto no Brasil.

Após a leitura da biografia do artista e da execução dos hinos da Itália e do Brasil, usou da palavra o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, que disse: "O meu primeiro pensamento voa neste instante a Roberto Fabiani que neste mesmo local, em 2005, aqui esteve para demarcarmos o local onde seria erguido a sua escultura monumento em homenagem ao Terceiro Millenium e aos 170 anos de atividade do Legislativo Paulista. O tempo passou e aqui estamos, para inaugurar sua obra dentro do Museu da Escultura ao Ar Livre nos jardins do Palácio 9 de Julho.

Esta significativa obra, realizada por um dos maiores escultores italianos, oferecida pela cidade de Latina e pelo Governo da Itália, representa sem dúvida a fusão de arquitetura escultura num só projeto que redunda em perfeita abstração geométrica".

E concluindo: "Fabiani faz vibrar as superfícies por intermédio do modelo dinâmico que se funde com o cosmos como uma ponte, onde leveza e vitalidade remetem sua mensagem otimista ao futuro da humanidade, estreitando cada vez mais, através de sua obra a fraternidade entre Itália em Brasil".

A seguir juntamente com o Deputado Sapienza e o ministro Marsilli, a Senhora Anna Fabiani descerrou a escultura monumento e a placa comemorativa instalada em seu pedestal. Emocionada fez questão de ressaltar o apreço e o carinho que Roberto Fabiani tinha pelo Brasil, pelos artistas e a arte brasileira.

O representante italiano, ministro Marco Marsilli disse na ocasião que era um privilegio poder participar da entrega ao Museu da Escultura ao Ar Livre do Parlamento de São Paulo, de uma obra tão significativa da moderna escultura italiana. Lembrou a importância da presença da arte e da arquitetura italiana em São Paulo desde fins do século XIX.

Finalizando o Deputado Victor Sapienza fez entrega à senhora Anna Fabiani de um Diploma de Reconhecimento pela doação da obra. Discorreu a seguir sobre a preciosa contribuição dos imigrantes italianos no desenvolvimento do Estado de São Paulo em todas as áreas, desde a agricultura, a industria, o comercio e a cultura.

Ao final os presentes foram convidados para participar de uma reunião no Salão Nobre da Assembléia Legislativa, desta feita com a presença do Presidente Vaz de Lima, ocasião em que fez entrega da maquete do Monumento aos Bandeirantes, de autoria do também artista italiano Victor Brecheret.



Condecoração

Ao final da reunião, em clima de surpresa o Ministro Marco Marsilli, pediu licença ao Deputado Vaz de Lima para realizar fora do protocolo do evento a entrega da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, outorgada pelo presidente da Republica da Itália, Giorgio Napolitano ao crítico de arte e diplomata Emanuel von Lauenstein Massarani no grau de Comendador.

Discursaram na ocasião o representante italiano e agradecendo o Superintendente de Patrimônio Cultural da Assembléia que dissertou sobre suas atividades em prol da reaproximação do Brasil e da Itália após a II Guerra Mundial.

alesp