Funcionários da Dersa e Cetesb falam sobre retaliações à Comissão de Direitos Humanos


14/02/2001 18:18

Compartilhar:


A Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Renato Simões (PT), ouviu nesta quarta-feira, 14/2, os funcionários Celson Ferrari, da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), e Gelso Lima, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a respeito de retaliações que ambos vêm sofrendo naquelas empresas.

Antes da oitiva, a partir de informações obtidas em reunião anterior, a comissão decidiu encaminhar novo convite ao secretário dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, para que esclareça a postura de sua Pasta. Se não atender a esse convite, o secretário poderá ser convocado e terá 30 dias para comparecer à comissão.

Celson Ferrari, diretor afastado do Conselho de Representantes dos Funcionários da Dersa, afirmou que está há 30 dias sem receber vencimentos e sem poder entrar na empresa. Segundo Ferrari, o inquérito que foi instaurado contra ele se baseou em artigo que elaborou para o jornal interno da empresa, no qual apontava irregularidades em concessões de estradas. "Apelo à comissão para que intervenha junto à empresa, a fim de que essa atitude seja revista e que eu possa permanecer exercendo minhas funções até que a Justiça, e somente ela, decida em contrário", afirmou o funcionário.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Meio Ambiente (Sintaema) e membro do Conselho de Representantes dos Funcionários da Cetesb, Gelso Lima, disse que a relação entre trabalhadores e empresa sempre foi amigável. "Entretanto, a partir de maio de 2000, data-base da categoria, tudo mudou, quando fizemos greve de um dia para assegurar a manutenção de benefícios e a empresa não cumpriu o acordo feito. Em setembro, após 3 dias de greve, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) reconheceu nosso direito a 6% de reajuste e à manutenção dos benefícios. Até dezembro, a empresa não se posicionou e fizemos nova greve para exigir o cumprimento da decisão do TRT. A partir disso, a empresa cassou todos os benefícios e passou a perseguir todos os funcionários do Conselho, transferindo-os para unidades distantes", relatou Lima, lembrando que, em vão, tentaram contatar o presidente da empresa, Drausio Barreto, e o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tripoli.

O presidente da comissão adiantou que irá solicitar cópia de processos instaurados contra os funcionários e que encaminhará relatório às Comissões de Administração Pública e de Relações do Trabalho, para que o assunto possa ter seguimento também naquelas comissões.

alesp