Saúde e Higiene discute situação do Hospital Regional de Carapicuíba

(com fotos)
09/10/2001 19:09

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Comissão de Saúde e Higiene, presidida pelo deputado Alberto Calvo (PSB), ouviu nesta terça-feira, 9/10, o vereador Wilson Marcelino da Silva Filho, de Carapicuíba, e Zélia Therezinha Lopes Mimesi, presidente do Conselho Estadual de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, sobre a administração dos Sanatorinhos no Hospital Regional de Carapicuíba.

O hospital, que foi construído pelo governo do Estado em terreno cedido pela prefeitura, tem cerca de dois anos e vem sendo administrado pela instituição Sanatorinhos a convite do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes. Em sua exposição, o vereador, que é médico, questionou a falta de maior controle da sociedade sobre o hospital, mas admitiu que o hospital vem sendo bem administrado e que oferece bons serviços à população. Ele questionou ainda a falta de algumas especialidades no hospital, que é hoje considerado, segundo a presidente do Conselho Estadual de Saúde, de excelência para neonatal de alto risco.

O controle social que foi cobrado pelo vereador vem sendo feito, de acordo com Zélia, pelo conselho de que faz parte, através de visitas, apresentação de relatórios ao secretário da Saúde e cobrança de providências. "O hospital tem dois anos. Não é nem uma criança ainda, mas vamos ajudá-lo a andar", disse a presidente do conselho, que está reivindicando para o Hospital de Carapicuíba a implantação do Programa Saúde da Família e admitiu a falta de alguns serviços no hospital. "Se há distorções, vamos arrumá-las", afirmou. "Felizes seríamos nós se tivéssemos hospitais de referência em todas as regiões. Mas somos de Terceiro Mundo. Apesar disso, estamos caminhando para isso", completou.

Oitiva

O deputado Caldini Crespo (PFL), vice-presidente da comissão, solicitou, a pedido do deputado Hamilton Pereira, a oitiva de médico sobre a aquisição de órteses e próteses pelo Estado. A data de 23/10 foi previamente acertada para que o médico seja ouvido. A comissão lembrou ainda que sua próxima reunião será destinada a comemorar o Dia do Médico.

Durante a reunião desta terça-feira também foi apreciada pauta com 9 itens.

alesp