Entrevista com deputado Hamilton Pereira vai ao ar neste sábado pela Rádio Educativa FM de Piracicaba


15/04/2004 18:47

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

No próximo sábado, 17/04, entre as 8 e 9h, irá ao ar a entrevista que o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) deu ao programa "Planeta Vida", da emissora piracicabana de rádio Educativa FM, sobre recentes denúncias de deposição de areia utilizada na confecção de peças pelas indústrias de fundição em áreas de preservação da cidade.

O deputado encaminhou um requerimento de informações no último dia 25 de março ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, Dr. José Goldemberg, cobrando um posicionamento da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) quanto às denúncias.

Na entrevista o parlamentar fala de como tomou conhecimento do problema, da seriedade do risco de contaminação do solo e dos recursos hídricos da região, assim como da expectativa de ação urgente tanto dos órgãos responsáveis pela fiscalização dessas áreas, como por parte do Governo do Estado para solucionar o problema.

O programa "Planeta Vida" é voltado para ecologia e educação ambiental e já recebeu diversos prêmios, inclusive do Ministério do Meio Ambiente, pela produção de documentários. O programa poderá ser ouvido pelo site da emissora www.educativafm.com.br.

Questionamentos

O requerimento de informações encaminhado por Hamilton Pereira ao Secretário do Meio Ambiente questiona se a Cetesb está analisando as denúncias de deposição do material tóxico na Área de Preservação Permanente (APP) da várzea do rio Corumbataí, que abastece Piracicaba, e em que fase se encontra o processo de análise. O parlamentar também quer saber se a companhia já averiguou a contaminação do solo e da água por metais pesados e fenóis resultantes das resinas dos moldes de areia.

O parlamentar procura apurar quais são as medidas atuais e futuras serão tomadas pela companhia para diminuir o problema e quais medidas deverão ser tomadas pelas indústrias com relação à deposição desse tipo de resíduos.

O deputado, que tomou conhecimento do problema através da imprensa e de correspondências encaminhadas por moradores de Piracicaba, ficou alarmado com a gravidade dos fatos. "A água como tema central da Campanha da Fraternidade deste ano, por si só, já é uma evidente amostra da preocupação da sociedade com a preservação deste recurso que tende a se escassear com o passar do tempo", observa Hamilton. "A contaminação do Corumbataí e de outros mananciais da região é inadmissível sob qualquer aspecto", completa.

Hamilton Pereira destaca ainda a necessidade de engajamento por parte das indústrias para a aplicação de métodos de reaproveitamento da areia de fundição. "Inúmeras técnicas de reaproveitamento deste resíduo já foram desenvolvidas", afirma o deputado. "E tal prática não deve mais ser considerada como exceção, mas como regra", alerta.

Hamilton Pereira é deputado estadual em terceiro mandato e sua base eleitoral é Sorocaba. O parlamentar tem tido destacada atuação na área do meio ambiente, sendo autor da Lei que garantiu a regulamentação da Área de proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, manancial que abastece 85% da cidade de Sorocaba e outros municípios da região.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp