Secretário aceita mediação de deputados em greve das Fatecs e ETEs


05/04/2004 18:24

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

O secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento, João Carlos Meirelles, aceitou a mediação de uma comissão de deputados estaduais, visando uma saída negociada para a greve das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). A confirmação ocorreu na tarde desta sexta-feira, 2/4, durante audiência na sede da Secretaria.

As perdas salariais, que atingem 72,22%, são o principal motivo da greve deflagrada no dia 16 de fevereiro. As Fatecs e ETEs são administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) e a legislação garante reajustes anuais, pelos índices definidos para professores e funcionários das universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp), paridade que não está sendo respeitada.

Segundo a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), além da questão salarial, outro ponto discutido é o montante repassado pelo Governo do Estado às Fatecs e ETEs para custeio das unidades. "O valor é insignificante diante das necessidades de manutenção das faculdades e escolas técnicas. Prevalece uma política de sucateamento com a qual não podemos compactuar", arremata Prandi.

Substituição

O Governo Federal vai implantar o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que substituirá o Fundef (Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental). A notícia foi dada pelo ministro da Educação, Tarso Genro, durante almoço-palestra, promovido pela Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (CIVES).

"Esta é uma decisão que vai ao encontro de uma antiga reivindicação da comunidade educacional de todo País e coloca em prática uma bandeira histórica do PT. Estou convicta que este é o caminho para construirmos um sistema de Educação que prime pela qualidade, levando conhecimento e cidadania a milhões de estudantes", conclui a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp