Limeira reivindica hospital psiquiátrico para a região


02/10/2007 19:12

Compartilhar:


Preocupado com a notícia veiculada na imprensa de Limeira, datada de 18/9, que informava a perigosa situação por que passa a população da cidade pela ausência de um hospital psiquiátrico, o deputado Otoniel Lima (PTB) apresentou pedido ao Executivo estadual para solucionar a questão.

Na indicação apresentada, o parlamentar alega que "a falta de um local para atendimento de pacientes com problemas mentais tem representado verdadeiro infortúnio para a população".

De acordo com a matéria veiculada, "constantemente pacientes com problemas mentais entram em crise. Por ficarem extremamente agressivos, podem se tornar potenciais assassinos. Diante dessa situação, familiares não têm para onde recorrer porque nenhum hospital da cidade possui leitos psiquiátricos".

Segundo a proposição, o hospital psiquiátrico teria a principal finalidade de propiciar às pessoas em crise, com intenso sofrimento emocional e físico, um atendimento humanizado, procurando fazer com que estes casos deixem de ser um problema de polícia para ser um problema de saúde, prevalecendo o sentimento de segurança e de proteção que contagia a população quando atos violentos são coibidos. É prioritário determinar, frente ao paciente em crise, quanto risco ele apresenta para si mesmo e para terceiros fazendo um diagnóstico inicial, identificando os fatores desencadeadores desse comportamento, provendo as necessidades imediatas desse paciente, e iniciando o tratamento adequado. Para isso, o local de atendimento a esses pacientes deve preencher alguns requisitos básicos no que tange à acomodação e ao tratamento.

olima@al.sp.gov.br

alesp