Sessão solene homenageará os 90 anos do Instituto de Engenharia


17/08/2006 18:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Cartaz Engenharia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 90 anos do Instituto de Engenharia (IE) serão comemorados em sessão solene da Assembléia Legislativa nesta sexta-feira, 18/8, às 10 horas, no auditório Franco Montoro.

O IE foi criado em 1917, na capital paulista, durante o "boom" provocado pelo avanço da revolução industrial no mundo. A partir daí, a engenharia ganhou cada vez mais relevância, com a produção industrial de bens em série, a invenção dos motores a propulsão e, conseqüentemente, o surgimento de meios de transporte e de comunicação cada vez mais rápidos.

Entre as razões do avanço da atividade no Brasil, que culminou com a criação do instituto, está a construção de obras públicas de vulto, no início do século 20, fazendo com que a engenharia nacional e paulista, no bojo do empreendedorismo dos "barões do café", adquirisse um novo patamar no cenário nacional.

Segundo o presidente do IE, Eduardo Ferreira Lafraia, a contribuição da engenharia à sociedade brasileira é inegável. "O IE tem uma história muito bonita. As pessoas estão no instituto por idealismo. É um lugar onde o engenheiro defende posições cidadãs", declarou, não sem antes sublinhar que é uma honra muito grande para o instituto ser homenageado pela Assembléia.

Para marcar o seu 90º aniversário de fundação, o IE está promovendo um concurso para a criação do selo comemorativo da data, cujas inscrições vão até 31/8. O vencedor receberá o Prêmio Francisco Paula Souza, instituído pelo IE em homenagem ao primeiro presidente da entidade.

alesp