Deputada cobra medidas para acabar com a falta de água em Cubatão


05/09/2005 15:49

Compartilhar:


Ao constatar a falta d"água recorrente em vários bairros de Cubatão, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do Executivo esclarecimentos sobre as condições de operação da Sabesp na rede de abastecimento de água local. A alegação, segundo a parlamentar, é de que os encanamentos são antigos e a companhia opera com baixa pressão, para evitar vazamentos.

Para obter informações oficiais sobre os motivos da falta d"água em Cubatão, a deputada protocolou requerimento de informações na Assembléia Legislativa. Enviou também indicação ao governador Geraldo Alckmin, cobrando sua intercessão direta para garantir solução que restabeleça a normalidade do abastecimento.

"A legislação brasileira reconhece que o acesso à água é um direito. No caso do abastecimento residencial, a população paga pelo serviço, o que torna as falhas ainda mais inadmissíveis", reforça a parlamentar. A falta de água vem atingindo, com freqüência, a região central de Cubatão, as vilas Couto, Nova e Santa Tereza, e o Jardim Casqueiro.

A deputada questiona o valor que a Sabesp investiu no sistema de válvulas recentemente instalado nos bairros do município, com a finalidade de se fazer o controle da pressão no encanamento. "Se de fato há necessidade de reduzir pressão por causa das más condições da rede, com a conivência de quem a Sabesp adota essa alternativa, em prejuízo de centenas de famílias? Usa-se recursos públicos para uma solução mambembe."

Também no bairro Ponta da Praia, em Santos, há falta d"água,informa. Em uma creche do bairro, as crianças foram dispensadas, na tarde desta quinta-feira, 1/9, devido à interrupção no abastecimento.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp