Frente discute importância da atividade física na terceira idade


24/03/2009 16:26

Compartilhar:


A importância da atividade física para um envelhecer mais saudável e com qualidade de vida. É com este tema que a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável promove sua 39ª audiência pública. Sob coordenação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), o evento acontece nesta quarta-feira, 25/3, às 14h, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa.

A palestra ficará a cargo do professor de Educação Física Pedro Antonio Momezo, que é monitor de Esportes no Sesc/Santos. No encontro, o profissional irá falar sobre qualidade de vida, organização do tempo livre, importância das avaliações médica e física, possíveis atividades, alimentação saudável e convívio social.

Já a deputada Prandi ressalta que pesquisas científicas já comprovaram que o sedentarismo é um mal para todas as idades. "Por isso, a prática regular de exercícios traz ganhos para um envelhecimento saudável e para que a terceira idade possa ser vivida em sua plenitude. Daí, colocar este tema novamente em discussão", explica a parlamentar. Esta será a terceira vez que a frente discute a importância das atividades físicas como caminho para a melhoria da qualidade de vida.

Estudos científicos indicam que a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% na incidência de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doenças respiratórias crônicas e distúrbios mentais. Além disso, a prática de atividades físicas também reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp