Da Tribuna


11/03/2009 22:40

Compartilhar:


CPI da Segurança Pública



Olimpio Gomes (PV) anunciou que está coletando assinaturas dos parlamentares para solicitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de apurar possíveis casos de corrupção na Secretaria da Segurança Pública. O deputado referiu-se a vídeo que é objeto de investigação, em que o sócio do ex-secretário-adjunto de segurança, Lauro Malheiros, aparece negociando cargos na polícia de São Paulo. "Precisamos chegar a 32 assinaturas para fazer uma apuração séria sobre o caso", afirmou. Segundo Gomes, estão usando indevidamente o nome do governador, "e o principal responsável é o secretário da Segurança". O deputado apresentou também a minuta de projeto de lei que aumenta as penas em casos de crimes praticados contra policiais. (MC/NS)



Governo Lula



Ao comentar a política do governo Lula, Milton Flávio (PSDB) afirmou que para ele "o presidente não é culpado pela crise, mas tem a obrigação de saber o que está acontecendo e tomar as medidas necessárias". Segundo o parlamentar, o Brasil fez um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para beneficiar 129 cidades com saneamento básico, e até agora somente um município foi atendido. "Durante quatro anos o PT não foi capaz de tirar o projeto do papel", falou. Milton Flávio comentou também o Programa de Acerelação do Crescimento (PAC), que, segundo ele, até hoje não executou seu orçamento. "Acho que não sobra tempo para Lula enfrentar a burocracia no país", completou. (MC)



Hospital de Pirajussara



Marcos Martins (PT) leu carta de moradores de Taboão da Serra e de Embu das Artes, organizados em um movimento que pretende mostrar as deficiências da saúde na região e buscar soluções para a questão. O documento quer demonstrar a necessidade de melhorias no Hospital Geral de Pirajussara. Martins participou de uma reunião com autoridades de Taboão da Serra e disse que continuará acompanhando o assunto. (MC)



Quadras em escolas



Carlos Giannazi (PSOL) comentou projeto de lei que obriga o Estado a construir quadras esportivas em todas as escolas estaduais. "A educação física é disciplina obrigatória, e nós observamos que a maioria das escolas não tem quadras", lamentou. Segundo ele, muitas escolas improvisam espaços inadequados para a prática da disciplina, expondo alunos e professores. "A aula de educação física é ofertada precariamente", disse. Giannazi revindica também que essas quadras sejam cobertas para proteger os alunos. "Peço apoio de todos os deputados para que o projeto seja aprovado", concluiu. (MC)



Hospital de reabilitação



Vinícius Camarinha (PSB) agradeceu o governador José Serra a autorização para a construção do Hospital de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Físico na cidade de Marília. "Não tenho dúvidas de que esse hospital vai atender com muita qualidade a população de Marília e todos os deficientes físicos da região", disse. Camarinha falou também sobre pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo avaliando o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, como o terceiro melhor hospital credenciado ao SUS em São Paulo. "Marília tem se destacado bastante na área da saúde", afirmou.(MC)



Agrishow



Rafael Silva (PDT) criticou a anunciada transferência do evento Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que ocorre todo ano na cidade de Ribeirão Preto, para a cidade de São Carlos. Segundo o deputado, São Carlos não tem a estrutura necessária para a realização do evento, nem o histórico e a tradição agrícola que Ribeirão Preto possui. Silva espera que as lideranças de outros municípios se posicionem contra a transferência e ponderou que, se o governo quer destinar benefícios à cidade de São Carlos, o faça de outras maneiras, não com a transferência desse evento. (NS)



Exposição de crianças



Beth Sahão (PT) criticou a abordagem da mídia aos casos de pedofilia ocorridos na cidade de Catanduva, que já levaram à detenção de 20 suspeitos de envolvimento. Para a deputada, há um excesso de exposição das vítimas e os jovens já vivenciaram situações traumáticas ao serem convidados a depor. Para Sahão, essa conduta da imprensa, ao invés de ajudar a proteger, expõe as crianças, prejudicando-as ainda mais. (NS)



Candidatura de Temer



"Está na hora de voltar a termos uma política municipalista", afirmou Uebe Rezeck (PMDB) com relação à candidatura do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), ao cargo de governador do Estado de São Paulo. Segundo ele, um partido como o PMDB tem história e participação no desenvolvimento de São Paulo. Ele lembrou que o partido permaneceu por 12 anos no governo estadual. O deputado defendeu a alternância partidária no governo, afirmando que "não existe partido melhor do que o PMDB para dar novo impulso ao Estado". Segundo Rezeck, está na hora de repensar o governo em São Paulo. (NS)



Postura criticada



Rui Falcão (PT) criticou o pronunciamento do deputado Milton Flávio (PSDB) em relação à política adotada pelo governo Lula em relação à crise econômica, à conduta da ministra Dilma Roussef e aos resultados do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Falcão, Milton Flávio adotou postura machista ao referir-se à ministra e além disso parece não querer ver resultados positivos na política federal, torcendo pelo pior desfecho. (NS)



Resposta



Milton Flávio (PSDB) respondeu a Rui Falcão: "Nunca fui agressivo em minhas declarações. Posso ter sido irônico, mas vou tomar cuidado para que, da próxima vez, não dê motivos para esse tipo de reação", afirmou o deputado, que afirmou ter citado a imagem da ministra por ser este um assunto corrente na mídia. "Acho que ela ficou bonita", inteirou. E concluiu dizendo que continuará cobrando respostas do PT quanto à incapacidade de efetuar o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). (TB)



Opinião



Já para Samuel Moreira (PSDB), Rui Falcão, ao emitir sua opinião em relação à fala do deputado Milton Flávio, fez um julgamento a respeito do parlamentar com base em interpretação pessoal. Para Moreira, Milton Flávio trata-se de deputado de grande importância para a Assembleia e só qualifica o debate político na Casa. "O deputado Milton Flávio tem profundo caráter e não emite opiniões, apenas constata e repercute o que está nas páginas de todos os jornais", disse. Moreira criticou o governo federal, lembrando que "até pouco tempo o presidente Lula dizia que a crise econômica mundial não passava de marola". (TB)



PT indica



O líder do PT, Roberto Felício, comunicou que sua bancada, reunida nesta quarta-feira, 11/3, decidiu reafirmar o procedimento já adotado para a composição da Mesa Diretora da Assembleia e indicar os nomes dos deputados Carlinhos de Almeida e Ana do Carmo para concorrerem, respectivamente, aos cargos de 1º secretário e 4ª secretária, na eleição da nova Mesa que acontece no próximo domingo, 15/3. De acordo com Felício, na reunião da bancada, os deputados petistas produziram um documento que apresenta críticas, mas também reconhece avanços importantes alcançados pela atual gestão da Casa. (MS)

alesp