Presidente da Assembléia participa do III Encontro Interparlamentar do Mercosul


23/08/2000 19:02

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vanderlei Macris, participou esta semana do III Encontro Interparlamentar do Mercosul, realizado nesta terça e quarta-feira, 22 e 23/8, na cidade de La Plata, província de Buenos Aires. O encontro, realizado na Câmara dos Deputados da Provincia de Buenos Aires, contou também com as presenças dos deputados Hebe Febles, presidente da Comissão do Mercosul da Câmara dos Deputados da Província de Buenos Aires, e Milton Flávio, presidente do Fórum Parlamentar de Assuntos Latino-Americanos; Sebastião do Rego Barros, embaixador do Brasil na Argentina; Luis Julian Lima, presidente da Universidade Nacional de La Plata; dos deputados brasileiros Arnaldo Jardim e Henrique Pacheco; e de Diego Guelar, secretário de Relações Internacionais da Província de Buenos Aires.

De acordo com o documento assinado pelos membros do III Encontro, as resoluções foram tomadas em consonância com o espírito da Declaração de La Plata, dos acordos já alcançados nos encontros anteriores, realizados em São Paulo e em Buenos Aires, e da criação da Comissão Permanente do Encontro, pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados da Província de Buenos Aires, deputado Alejandro Mosquera, e do presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Vanderlei Macris.

Para os representantes dos dois países, a realização do Encontro de Presidentes dos Países da América do Sul, no próximo dia 31, em Brasília, será um passo decisivo para o fomento regional e coaduna com o processo integrativo do Mercosul. Eles decidiram promover, a partir do próximo encontro, ainda este ano, a aproximação sistemática entre os municípios paulistas e bonaerenses, com a participação de prefeitos, representantes de micro e pequenas empresas e ainda de organizações de apoio ao desenvolvimento e fomento daqueles setores.

O estímulo à reflexão e ao intercâmbio de experiências com o objetivo de buscar soluções para os problemas originados na questão metropolitana também é uma das resoluções do encontro, durante o qual também ficou acertado que será firmado um convênio de cooperação técnica, administrativo-parlamentar, entre ambas as legislaturas, a fim de desenvolver e aperfeiçoar o trabalho legislativo através do intercâmbio de experiências; e ainda que será incorporada uma delegação cultural aos próximos encontros interparlamentares São Paulo-Buenos Aires.

Outra resolução tomada durante o encontro é contribuir para o aprofundamento do intercâmbio acadêmico e científico tendo como marco a cátedra Mercosul, criada recentemente na Universidade Nacional de La Plata. Os deputados participantes do III Encontro deverão trabalhar na promoção de uma reunião da delegação argentina com os órgãos da área de agricultura e abastecimento de São Paulo, a ser realizada no próximo dia 29.

O último item do documento assinado pelos representantes de São Paulo e Buenos Aires trata de dotar o âmbito permanente de integração entre os dois parlamentos de um nome próprio, que deverá surgir das propostas a ser consideradas no próximo encontro.

Assinam a resolução, com oito itens, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vanderlei Macris; o vice-presidente da Câmara dos Deputados da Província de Buenos Aires, deputado Alejandro Mosquera; e os deputados Milton Flávio, Arnaldo Jardim e Hebe Febles.

alesp