Parlamentar solicita esclarecimentos da Secretaria da Saúde sobre Programa de Cirurgia Reconstrutiva da Mama


29/03/2007 18:28

Compartilhar:


A deputada Vanessa Damo (PV) protocolou, em 28/3, requerimento solicitando esclarecimentos da Secretaria da Saúde sobre o desenvolvimento do Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama no Estado de São Paulo. Constam do requerimento questões sobre quais são os hospitais que realizam as cirurgias, quantas pacientes já foram beneficiadas até o momento, como são os procedimentos para o agendamento das cirurgias de reconstrução da mama e se há fila de espera.

A parlamentar sempre se preocupou com a situação das mulheres que sofrem mutilação das mamas em decorrência do câncer. Quando era vereadora do município de Mauá, criou lei neste sentido para garantir às pacientes a possibilidade de realização da cirurgia reconstrutiva na rede pública municipal de saúde. Esta ação foi motivada pela situação da jovem Tatiana, que já havia passado por este problema com apenas 16 anos de idade, em 2004.

A deputada defende ampla divulgação desse importante programa para que todas as mulheres vitimadas pelo câncer de mama tenham chance ao acesso gratuito da cirurgia plástica reparadora. Ela declara que vai continuar defendendo essa bandeira para que o programa possa atender a população feminina de forma rápida e eficaz em todo o Estado de São Paulo.

Vanessa Damo considera de fundamental importância que a Secretaria da Saúde realize constantes ações de caráter educativo e preventivo sobre o câncer de mama, proporcionando orientação às mulheres de todos os segmentos da sociedade. E finaliza: "Além da agressão à saúde, a mutilação da mama provoca também a degradação da auto-estima da mulher. A possibilidade de reconstrução da mama representa a recuperação da saúde física e mental da paciente e, se o Estado já oferece este programa, é importante garantir sua extensão a todas as pacientes que necessitam. É fundamental fazer também uma ampla divulgação para beneficiar o maior número possível de mulheres em todo o Estado".

vdamo@al.sp.gov.br

alesp