Indultos aumentam violência - OPINIÃO


12/11/2004 18:01

Compartilhar:


Afanasio Jazadji*

Com a proximidade das festas de fim de ano, a população deve preparar-se, acautelar-se, preocupa-se, precaver-se, defender-se. A insistência é porque nos próximos dias, a título de soltar presidiários pelo famigerado indulto de Natal, as penitenciárias, presídios e cadeias públicas, com autorização judicial, derramarão nas ruas, só no Estado de São Paulo, quase 15 mil condenados.

Como sempre, nem todos estão aptos ao convívio social. Tanto é verdade que a imprensa está cansada de registrar após esses períodos de indultos, a prisão de presos recém saídos de cadeias que, em tempo recorde, voltam a reincidir no crime, e às vezes de forma ainda mais violenta do que o que os levou anteriormente ao cárcere.

A política penitenciária que se pratica no País é um atentado à segurança das pessoas de bem, um verdadeiro acinte, um escárnio. No Brasil, onde prevalece o humanismo, não se encara cadeia, penitenciária, cumprimento de pena como um castigo. Utopicamente imagina-se que presídio é para recuperar pessoas, reeducá-las, devolvê-las ressocializadas.

Diz o ditado popular que se cadeia fosse para transformar a pessoa dessa forma, como que num passe de mágica, mudando-se o ruim para bom, nenhuma mãe matriculava o filho na escola, e sim numa cadeia...

alesp