Frente parlamentar em defesa da represa Billings


24/07/2007 17:51

Compartilhar:


Com o apoio de 30 deputados e a presença de parlamentares, representantes de prefeitos da região do Grande ABC, representantes da sociedade civil e de movimentos ambientais, o deputado Alex Manente (PPS) lançou em 9/4 a Frente Parlamentar em Defesa da Represa Billings. Segundo Manente, coordenador da frente, o objetivo é reunir representantes de todos os partidos com assento na Casa para fomentar a realização de reuniões de grupos de trabalho e estudar soluções práticas para as multiplicidades de contextos sociais, ambientais e econômicos da região em que se encontra a represa.

Localizada na região do Grande ABC, a represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. A represa não existia naturalmente. Ela foi idealizada nas décadas de 1930 e 1940 pelo engenheiro Billings, um dos empregados da extinta concessionária de energia elétrica Light. Sua intenção era armazenar água para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. Entretanto, em razão do elevado crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo que ocorreu sem planejamento, principalmente ao longo das décadas de 1950 a 1970, a represa Billings passou a ter grandes trechos poluídos com esgotos domésticos, industriais e de metais pesados. Apenas os braços Taquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável pela Sabesp.

O parlamentar lembrou a importância de que os governos municipais, estadual e federal se unam em torno de um ponto comum e destacou que 300 mil pessoas residem em volta de áreas de mananciais. "Quando era vereador em São Bernardo do Campo, uma de minhas lutas era regularizar a situação dessas pessoas e impedir a expansão da especulação imobiliária."

Representates do governo do Estado, os secretários adjuntos do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Azevedo, e de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo e Silva, informaram que o governo do Estado está empenhado em atender as reivindicações da população e dos especialistas em meio ambiente, até mesmo com a injeção de recursos.

alesp