Deputada verificar estado de conservação da Vila Itatinga


16/09/2005 10:00

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) realizará uma visita a Itatinga, nesta sexta-feira, a partir de 10 h, para avaliar o estado de conservação da histórica vila mantida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em uma área de mata atlântica, 7,5 quilômetros ao norte de Bertioga. A parlamentar quer verificar, em especial, se procedem as denúncias de que o sistema de bondes de acesso ao núcleo, um dos últimos em operação no país, encontra-se em estado de sucateamento. Na vila, está situada também a usina hidrelétrica de Itatinga, responsável por fornecer energia elétrica ao porto de Santos.

Prandi estará acompanhada do vereador Maurício Souza (PT), de Bertioga, e de Sérgio Martins, assessor da Codesp. A parlamentar que reunir mais elementos em defesa do tombamento de Itatinga e da recuperação do secular sistema de transporte. Por falta de condições de operação das locomotivas a vapor e elétricas, a Codesp teria passado a utilizar um trator para tracionar o bonde.

Um dos receios da deputada é que o sistema de bondes entre em processo irreversível de sucateamento. "É um serviço que opera desde o início do século passado, ininterruptamente, e que tem estreita ligação com a história da hidrelétrica que abastece o maior porto da América Latina", disse Maria Lúcia.

Com cerca de sete quilômetros de extensão, a ferrovia percorre trecho da serra do Mar, desde as margens do rio Itapanhaú até a Vila Itatinga. A via foi assentada ao longo da futura linha de transmissão de energia elétrica.

"Trabalho na montagem de um dossiê para ser encaminhado ao Ministério dos Transportes e ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado", informa a parlamentar.

Também chamada de Vila dos Ingleses, Itatinga compõe-se de 70 casas, escola, posto médico, auditório, clube e padaria. Destaca-se, em meio a um gramado, a histórica Capela de Nossa Senhora da Conceição.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp