42º Encontro dos Descobrimentos


27/04/2009 18:32

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SOLDESCOBRPUBLZe25.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SOLDESCOBRGERALZe10.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 42º Encontro dos Descobrimentos Brasil " Portugal " Japão " Itália " Espanha foi comemorado em sessão solene realizada na sexta-feira, 24/4, no plenário Juscelino Kubitschek. Solicitada e presidida pelo deputado João Caramez (PSDB), a solenidade contou com a participação do idealizador e coordenador do encontro, Nelson Faria de Oliveira, e do ex-ministro e atual secretário especial dos Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo, José Gregori.

"Esse evento, realizado na sede do Poder Legislativo, evidencia a intenção da Assembleia de contribuir para a inserção das comunidades de diversas origens na vida política do nosso país", declarou Caramez. "Nossos encontros têm gerado vínculos, parcerias e ampliado horizontes, além de resgatar a história de nossos imigrantes e de seus descendentes. Vamos homenagear alguns dos membros dessas comunidades para mostrar nosso agradecimento pelo que herdamos de sua cultura. Minha crença é que apenas a união entre os povos conduzirá à paz."

Nelson Faria de Oliveira esclareceu que o movimento nasceu em Lisboa com o objetivo de promover a confraternização entre as comunidades e era composto inicialmente apenas por Portugal e Brasil. Depois, membros de outras culturas foram se agregando a ele. "Só vamos resolver nossos problemas na medida em que houver a preocupação com o bem comum. Nossa corrente é a corrente do bem", disse Oliveira.

Estiveram presentes ao encontro, além de membros das diversas comunidades, o representante da Casa Imperial do Brasil, d. Gustavo Cintra do Prado, o cônsul do setor político do Japão, Toshinori Matsuhiro, e o vice-cônsul da Itália, Marco Leone. Ao final da solenidade, o deputado João Caramez entregou diplomas a autoridades de destaque dos países homenageados.

alesp