Solene vai comemorar 10º aniversário do Grupo Esperança


13/11/2009 18:11

Compartilhar:


Maria Lúcia Prandi (PT) prestará homenagem ao Grupo Esperança, em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 16/11, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa. Formado em Santos e com atuação em toda a Baixada Santista, o grupo é referência na luta pela definição de políticas públicas para combate à Hepatite C.

"Com a descoberta da Hepatite C, os diagnósticos da doença começaram a se multiplicar. O tratamento era caro e não tinha cobertura da rede pública. Nesses 10 anos, o Grupo Esperança protagonizou importantes conquistas", afirma a deputada Prandi.

Distribuição gratuita dos medicamentos, exames na rede pública e políticas governamentais para o enfrentamento da doença são avanços que tiveram a participação direta do Grupo Esperança. "o corpo de voluntários é incansável. A dedicação é cotidiana, nos hospitais, nas ruas, nos gabinetes públicos e onde quer que se faça necessário", destaca a autora da homenagem.

Fundada em 19 de novembro de 1999, a organização não tem fins lucrativos e não recebe verbas oficiais. Os recursos para desenvolver os trabalhos vêm da contribuição espontânea de colaboradores. Todos os diretores e integrantes são voluntários. Desde a sua fundação, o grupo mantém sua sede em um espaço cedido pelo Sindicato dos Petroleiros de Santos e Região.

A atuação do Grupo Esperança inspirou e motivou o surgimento de grupos de apoio aos portadores de Hepatite C em todo o Brasil. "Já são 80 em diferentes cidades do Brasil", afirma a parlamentar.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp