Sancionado projeto que institui o Dia do Por Hoje Não


13/10/2011 11:48

Compartilhar:


O governador Alckmin promulgou na sexta-feira, 7/10, a Lei n.º 14.587, de autoria do deputado Afonso Lobato (PV), que institui no Estado, o Dia do Movimento PHN " Por Hoje Não, a ser comemorado anualmente em 26 de junho.

Com a lei, o deputado pretende reconhecer e reforçar o movimento PHN, idealizado pelo missionário Francisco José dos Santos, o Dunga, da Comunidade Canção Nova, de Cachoeira Paulista.

A história do movimento começa em 1998, quando Dunga foi convidado a apresentar um programa de TV na Canção Nova com o título Resgate Já, para mostrar o que a Igreja estava fazendo em favor dos mais necessitados em ambientes como presídios de segurança máxima, casas de apoio ao portador de HIV, entre outros.

À época da criação do programa, Dunga mantinha estreito contato com membros de grupos dos Alcoólicos Anônimos, que têm como lema "Só por hoje não vou beber". No mesmo período, o fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, pregava para o Brasil o tema "Santos ou nada".

A concretização do PHN veio quando Dunga compôs a música "Restauração", que se tornou na comunidade Canção Nova a motivação do movimento. Na musica uma frase dizia "por hoje não, por hoje eu não vou mais pecar". Daí o nome do movimento ter se tornado PHN. (jr)

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp