Acervo Histórico da Assembléia apresenta Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos

(com fotos)
27/06/2000 19:25

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A Divisão do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa apresentou nesta terça-feira, 27/6, o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos. O projeto encontra-se em fase de implantação e deve permitir o acesso a toda a documentação da Casa no período de 1820 a 1947, bem como o acervo fotográfico do período compreendido entre 1950 e 1992. A iniciativa da Divisão do Acervo Histórico conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a conversão dos dados para meios digitais está sendo feita pela empresa Digimapas.

Cerca de 168 mil documentos, relativos ao período de 1891 a 1947, já foram digitalizados, além de 90 mil negativos de fotos e 75 mil ementas. Segundo o diretor do Acervo, Dainis Karepovs, o essencial desse processo é a agilidade e a rapidez no acesso à informação. Isso deverá facilitar o trabalho de pesquisadores e historiadores, que poderão encontrar uma documentação importante que retrata o processo de desenvolvimento do Estado de São Paulo. Karepovs explicou que a documentação em questão registra o crescimento populacional do Estado; a urbanização da cidade de São Paulo; os pedidos de transformação de cidades em municípios; o processo de imigração e contratação de mão-de-obra estrangeira durante o período de expansão da cultura cafeeira; industrialização; construção da malha ferroviária, entre outros.

A primeira fase do projeto recobre a documentação do período de 1891 a 1930, denominado República Velha, e para o segundo semestre está prevista a digitalização do período do Império.

O Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos poderá em breve ser acessado nos terminais da Divisão do Acervo Histórico pelo público interessado.

alesp