Escolas do Estado terão quadras cobertas, diz Junji


31/08/2000 17:23

Compartilhar:


O deputado Junji Abe (PSDB), na última quarta-feira, 30/8, obteve da secretária da Educação, Rose Neubauer, a informação de que oito escolas estaduais de Mogi das Cruzes deverão ter quadras poliesportivas com cobertura. Serão beneficiadas as escolas: "Professor Camilo Faustino de Mello", no Socorro; "Professor Cláudio Abrahão", na Vila Jundiaí; "Doutor Cid Boucault", em Jundiapeba; "Doutor Deodato Whertheimer", na Vila Industrial; "Professor Firmino Ladeira", no Mogi Moderno; "Francisco Ferreira Lopes", no Mogilar; "Professora Laurinda Cardoso Melo Freire", no Jardim Universo e "Professor Sebastião de Castro", em César de Souza.

A meta, de acordo com ele, é incentivar a prática de esportes, melhorando a estrutura e oferecendo mais conforto aos alunos da rede pública. "Trata-se de uma reivindicação que havíamos apresentado ao governador Mário Covas há algum tempo", assinala.

Segundo Junji, a Secretaria da Educação depositará os recursos diretamente nas contas das Associações de Pais e Mestres (APMS) de cada escola, que serão responsáveis pela abertura de licitação para a escolha das empresas que farão o serviço e pela administração da obra. As quadras serão cobertas com estruturas metálicas. A previsão é de que os serviços comecem ainda neste semestre. "Hoje, quando chove, as aulas de Educação Física são suspensas ou realizadas nos pátios, que não oferecem condições adequadas. As coberturas permitirão que os alunos pratiquem esportes mesmo nos dias de chuva, facilitando o trabalho dos professores", destaca Junji, ressaltando a importância da obra do ponto de vista social: "É um incentivo a mais para que as crianças e jovens freqüentem as escolas."

De acordo com o parlamentar, para que cada quadra seja coberta deverão ser investidos entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.

Segundo o deputado, os serviços para a construção de salas de alvenaria, em substituição às estruturas de madeirite, na EE "Professora Branca Baumann do Amaral", no Jardim Lair, também em Mogi, seguem em ritmo acelerado. No primeiro semestre deste ano, a secretária Rose Neubauer, atendeu reivindicação de Junji, com respaldo da Comissão de Assuntos Escolares da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, presidida pelo vereador Marco Aurélio Bertaiolli (PMDB), autorizando a realização das obras em quatro escolas do município. Também estão sendo beneficiadas as escolas "Professor José Ribeiro Guimarães", no Boturuju; "Professora Heliana Mafra Machado", na Vila Cléo; e "Professora Aparecida Ferreira Cursino", no Jardim Universo.

A utilização de madeirite, para ampliar o número de escolas na rede pública, lembra Junji, começou na gestão do ex-governador Luiz Antonio Fleury Filho. "Na ocasião, condenamos a idéia porque o material não se compara à alvenaria. Mas o governo garantiu que o procedimento era provisório e que as escolas instaladas dentro desse programa emergencial teriam prédios convencionais em breve. Tudo ficou apenas no papel. Felizmente, o atual governo está conseguindo, aos poucos, instalações adequadas para os estabelecimentos de ensino", informa Junji.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp