Descontração marca cerimônia de hasteamento das bandeiras na Assembléia

Evento objetiva valorizar e desenvolver a cidadania, o amor aos símbolos nacionais e o amor à Pátria (com fotos)
04/10/2001 17:05

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A cerimônia de hasteamento das bandeiras desta quinta-feira, 4/10, no Pavilhão Nacional da Assembléia Legislativa, teve um toque no mínimo diferente. Como em todas as primeiras quintas-feiras do mês, reuniu autoridades, deputados, estudantes, funcionários com seus filhos e diretores de departamento do Legislativo paulista.

Quatro pastores alemães adestrados do canil da Polícia Militar fizeram acrobacias sob o comando do sargento Martins. As crianças das escolas presentes demonstravam toda alegria por estarem ali, sob um sol que há tempos andava sumido de São Paulo. Receberam seu lanche para, em seguida, se agruparem para assistir ao hasteamento.

Resgate da cidadania

O primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Celino Cardoso (PSDB), substituiu o presidente Walter Feldman na cerimônia, passou a tropa em revista, saudou os presentes, lembrando que esta é a terceira vez que ocorre este evento, que tem por objetivo "valorizar e desenvolver a cidadania e o amor aos símbolos nacionais, o amor à Pátria".

A tropa, formada por quatro pelotões, da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar, representada pela Assessoria Policial Militar da Assembléia, esteve sob o comando do capitão José Geraldo de Souza Tanko, do Exército.

A banda musical do Exército deu um destaque especial à cerimônia. Foi surpreendente para todos os presentes o aplauso demorado que os estudantes deram à apresentação final. Não contentes com as inesperadas palmas, levantaram-se e pediam bis.

Com os olhos brilhantes, Izabela de Souza Soares, de 11 anos, estudante da 5.ª série da Escola Estadual Professora Heloísa de Assunção, veio pela primeira vez à Assembléia Legislativa. "Eu nunca tinha visto hasteamento de bandeira com tanta festa, foi lindo. Achei muito interessante os cachorros tão ensinados. Gostei mais quando pularam no arco de fogo", afirmou.

Estiveram presentes alunos do Colégio Marco Pólo, da Legião de Assistência para Reabilitação de Excepcionais (Lares), da Escola Estadual Dalila de Andrade Costa além das crianças da creche da Assembléia Legislativa. Os alunos Robson Alves, Danilo Fabiano e João Gabriel participaram do hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, em conjunto com os deputados Márcio Araújo (PL), Wadih Helu (PPB) e do 2.º secretário Dorival Braga (PTB).

Além dos deputados Geraldo Vinholi (PDT), Rosmary Corrêa (PMDB), Alberto Calvo (PSB), Willians Rafael (PTB) e Valdomiro Lopes (PSB), entre outros, estavam presentes o chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia, coronel PM Nevoral Bucheroni; o chefe da Assessoria Policial Civil, delegado Zacheu Sofia; o representante do general-de-exército Francisco Roberto de Albuquerque, comandante militar do Sudeste, coronel Ariomar Martins Gogo;o comandante do 4.º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Constantino.

Conforme ato da Mesa diretora da Assembléia, salvo em situações especiais, em toda primeira quinta-feira do mês deve se realizar o hasteamento das bandeiras com o objetivo de resgatar a cidadania. Para incentivar a cidadania nos pequenos estudantes, as escolas, deputados, enfim, os interessados podem agendar suas presenças diretamente com a Assessoria Militar através dos

telefones 3886-6184 e 3886-6281.

alesp